NASA quer criar hologramas de Marte por meio do Microsoft HoloLens

1 min de leitura
Imagem de: NASA quer criar hologramas de Marte por meio do Microsoft HoloLens

Uma das revelações mais impressionantes feitas pela Microsoft nessa quarta-feira (21) foi certamente a do HoloLens, um periférico que pretende (audaciosamente) mesclar as realidades física e virtual. As formas de atuação desta tecnologia foram também apresentadas pela empresa fundada por Bill Gates; interação com colegas de trabalho que estão a meio mundo de distância, acesso a jogos e manipulação holográfica são os destaques.

E quem é fã de assuntos ligados à exploração espacial tem um motivo a mais para aguardar ansiosamente pela chegada do aparelho: lá pelas tantas do vídeo de apresentação (assista-o acima), um cientista interage com nada menos que a superfície de Marte. Acontece que o terreno explorado pelo veículo Curiosity poderá ser examinado de forma precisa através do OnSight, programa da NASA que atualmente está em fase de desenvolvimento.

“A ferramenta [HoloLens] fornece aos geólogos a habilidade de explorar o que está em volta do veículo da mesma forma com que eles estudam em seus campos de trabalho aqui, em nosso planeta”, diz Jeff Norris, gerente do projeto OnSight. A chegada de humanos ao “Planeta Vermelho” pode demorar ainda décadas, mas o sistema proposto pela Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço será capaz de criar ambientes verdadeiramente imersivos, beirando a realidade.

“O software OnSight irá ser útil também para as operações dos veículos espaciais. Por exemplo: cientistas podem programar atividades para vários instrumentos de análise por meio da simples observação de um alvo [como uma rocha], usando gestos para selecionar o menu de comandos”, explica o JPL, departamento da NASA envolvido também no desenvolvimento da ferramenta.

O programa de exploração espacial por meio do mecanismo de fusão de ambientes físico e virtual não ganhou data de lançamento. O Microsoft HoloLens, porém, deve chegar ao mercado dentro do “tempo de vida” do Windows 10. Você pode conferir mais detalhes sobre este promissor periférico por meio deste link; saiba o que rolou durante a conferência da gigante realizada nesta semana por meio desta página.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.