Impressionante: pesquisadores japoneses criam holograma tátil

1 min de leitura
Imagem de: Impressionante: pesquisadores japoneses criam holograma tátil

Cientistas da Universidade de Tóquio desenvolveram uma máquina capaz de gerar hologramas táteis – ou seja, projeções que você pode tocar e sentir. Para alcançar essa façanha, os japoneses inseriram emissores de radiação ultrassônica, cuja pressão faz com que você tenha a sensação de estar com as mãos no objeto projetado.

A invenção foi demonstrada pela primeira vez em agosto do ano passado durante o SIGGRAPH 2015, evento organizado nos EUA. O Haptoclone tem esse nome justamente porque faz uma clonagem de um objeto real. Ele tem duas câmaras: na primeira, você insere um objeto qualquer (por exemplo, uma bola) que será imediatamente replicado na segunda. O mais bacana é que todas as interações feitas no holograma são imitadas no item real – se você derrubar a bola “projetada”, a verdadeira também cairá.

A maior limitação do dispositivo é emitir uma quantidade segura de radiação ultrassônica, o que também diminui sua capacidade de reproduzir um feedback tátil. Ainda assim, o conceito é promissor e poderá ser usado no futuro para tornar as videoconferências ainda mais realistas, caso os cientistas encontrem alguma forma de contornar esses pequenos problemas.

Você acredita que teremos hologramas "tocáveis" em um futuro próximo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.