Cazuza deve ganhar turnê em forma de holograma

2 min de leitura
Imagem de: Cazuza deve ganhar turnê em forma de holograma

Cazuza voltará aos palcos (Fonte da imagem: Reprodução/Folha de São Paulo)

Há 22 anos morreu Cazuza, um dos maiores ícones da música e, especialmente, do rock brasileiro. Apesar de a sua obra ter ficado eternizada e ser referência até os dias de hoje, muitos fãs nunca tiveram a chance de ver o artista em uma performance ao vivo. Pois, graças à tecnologia, esse sonho pode se tornar realidade.

Omar Marzagão e George Israel (o segundo parceiro de Cazuza e músico da banda Kid Abelha) estão organizando uma turnê que contará com um holograma do cantor. A ideia, segundo a Folha de São Paulo, surgiu após a apresentação do rapper norte-americano Tupac Shakur, morto em 1996, mas que foi trazido “de volta à vida” em um show do astro Snoop Dogg.

O projeto brasileiro inclui alta tecnologia e deve custar aproximadamente três milhões de reais para sair do papel. Os idealizadores pretendem obter boa parte do dinheiro com os mecanismos de fomento da Lei Rouanet, que deve ajudá-los a captar cerca de 2,5 milhões de reais.

Um show de verdade e cheio de tecnologia

Para que Cazuza volte aos palcos, o holograma será desenvolvido com tecnologia de ponta – e com muito trabalho por parte da equipe responsável pelo projeto. Tudo acontece em etapas, todas de igual importância para o realismo da recriação. Primeiro, a empresa 4Dmotion realiza uma análise extremamente criteriosa de fotos e vídeos com o artista, percebendo cada detalhe dos movimentos, expressões faciais, figurinos e trejeitos de Cazuza.

Depois, por meio da tecnologia de captura de movimentos (“Motion Capture”, muito utilizada em jogos e efeitos cinematográficos), um dublê imita tudo aquilo que foi percebido pelas análises realizadas anteriormente, imitando o comportamento do artista no palco. Assim, tudo pode ser recriado em 3 dimensões, com a pós-produção substituindo o rosto do ator pelo de Cazuza.

Show holográfico (Fonte da imagem: Reprodução/Folha de São Paulo)

Com a animação pronta, tudo é projetado em uma superfície espelhada no chão, que reflete as imagens em uma espécie de “parede invisível”. O efeito faz com que possamos vê-lo ali, como se fosse um cantor real ao lado de sua banda. A tela terá, ao todo, cinco metros de largura.

Vale lembrar que aqui no Tecmundo nós já ensinamos como você pode criar um holograma em sua própria casa. Clique aqui para conferir a matéria do Área 42.

Realismo

Para que tudo represente um show de verdade, uma banda tocará ao vivo, junto com o holograma. Ela será formada por antigos parceiros do cantor, como Arnaldo Brandão, Leone, Guto Goffi, Rogério Meanda e George Israel. A voz a ser utilizada, como não poderia deixar de ser, é do próprio Cazuza. A produção utilizará gravações do cantor que, inclusive, terá momentos de interação com a sua banda.

Eu quero ir!

O espetáculo deverá ter a direção de outro artista de renome no Brasil: Ney Matogrosso. Além disso, segundo os responsáveis pelo projeto, o show contará com a interpretação de nada menos do que 23 músicas, totalizando cerca de 90 minutos de diversão.

O show holográfico de Cazuza deve chegar aos palcos em 4 de abril de 2013 – dia em que o cantor e compositor completaria 55 anos de idade. O espetáculo deve, a princípio, ser executado em quatro cidades, sendo dois shows no Rio de Janeiro e um em cada uma das outras sedes: São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.