Microsoft HoloDesk: manipule objetos holográficos com as mãos

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft HoloDesk: manipule objetos holográficos com as mãos

A Microsoft revelou hoje um novo projeto que permite ao usuário interagir com objetos holográficos tridimensionais como se eles estivessem em suas mãos. A máquina, batizada de HoloDesk, foi desenvolvida pelo grupo especializado em sensores no centro de pesquisas da Microsoft em Cambridge, nos Estados Unidos.

A tecnologia HoloDesk usa uma interface interativa em um sistema que combina um display transparente e o sensor ótico do Kinect para criar ilusão de que o usuário está tocando diretamente os objetos virtuais. Uma terceira câmera, apontada para o rosto do manipulador, determina o local para onde ele está olhando e aumenta a precisão de reconhecimento.

Além de conseguir perceber a interação do usuário, o HoloDesk também permite que outros objetos possam ser usados como auxiliares durante a manipulação, como um copo e até uma folha de papel. O alcance das áreas em que a nova tecnologia pode ser usada é amplo, indo desde jogos holográficos até a engenharia e design em aplicações CAD.

Ele também pode ser usado para a demonstração de objetos virtuais com um apelo maior à manipulação direta, como o smartphone exibido no vídeo. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e não há notícias de quando o HoloDesk pode se tornar um produto comercial completo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.