Man At Arms forja réplica de espada chinesa usando métodos tradicionais

1 min de leitura
Imagem de: Man At Arms forja réplica de espada chinesa usando métodos tradicionais
Imagem: YouTube/AWE me

O canal de YouTube AWE Me já é bastante conhecido aqui no TecMundo por seu programa Man At Arms, que frequentemente traz armas e equipamentos famosos dos jogos, filmes e animes à vida real. Dessa vez o desafio da empresa é outro: reproduzir uma espada Dandao de 400 anos usando apenas métodos de forja tradicionais.

Para quem não sabe, a Dandao é uma arma chinesa com aparência semelhante à das katanas – ou seja, com a característica lâmina curva das espadas japonesas, e não com a lâmina reta e extremamente maleável daquelas tradicionalmente feitas na China. A espada possui suas características únicas, é claro, contando com uma lâmina e um cabo muito mais longos para torná-la mais efetiva no combate contra inimigos armados de lanças ou em montarias.

Se você pensa que criar algo tão único com métodos tradicionais iria parar a equipe de alguma maneira, saiba que está bastante enganado. Como você pode conferir no vídeo abaixo, a equipe da Baltimore Knife and Sword abriu mão de usar uma chapa de metal recortada com um cortador de plasma eletrônico para fazer tudo “do zero”.

Os métodos que envolveram a criação da arma, por sua vez, foram bastante complexos. Primeiro, eles tiveram que montar uma fornalha antiga para fabricar aço a partir de pó de ferro; depois disso vem um longo processo de dar forma ao metal bruto, usando outra fornalha para esquentar o material e martelos de forja para dobrar o aço várias vezes.

Para não dizer que máquinas modernas não foram usadas, a equipe também contou com prensas mecânicas, que ajudaram a levar o aço até a forma adequada. Mas não há como reclamar muito da decisão, já que, como eles mesmos apontaram, esses equipamentos são comumente usados mesmo pelos forjadores mais tradicionais.

Em compensação, para garantir que o resultado é o mais fiel possível, o grupo contou com um desenho em escala 1:1 da arma, mostrando a curvatura e a espessura da lâmina a cada 5 centímetros. E eles até fizeram todo o processo de lixar e polir a arma manualmente, além de usarem equipamentos de corte tradicionais para os detalhes na espada.

Junte a isso todo um cuidadoso processo de entalhar a empunhadura da espada em madeira e o resultado, como você pode ver ao fim do vídeo, é uma arma simples, mas com um acabamento impressionante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.