DARPA pode mudar a forma como pousamos helicópteros

1 min de leitura
Imagem de: DARPA pode mudar a forma como pousamos helicópteros

A DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) é um braço do Pentágono, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Por isso, não podemos esperar menos do que projetos altamente alinhados com o que há de mais novo na tecnologia — por exemplo, logo abaixo, você vai conhecer um projeto que pretende revolucionar a maneira como os pilotos pousam helicópteros.

Em parceria com o Instituto de Tecnologia da Georgia, a DARPA pretende acabar de vez com as limitações de pouso dessas máquinas. A agência quer tornar mais simples as aterrissagens e até abrir a possibilidade de pouso em terrenos acidentados, plataformas instáveis etc.

Batizado de "Robotic Landing Gear" (algo como "Equipamento Robótico de Pouso"), o projeto da DARPA pretende retirar os esquis comuns e substituir por um equipamento que consegue se adaptar ao chão durante o pouso. Ou seja, algo que vai facilitar e muito a vida dos pilotos.

Veja: não é sempre que um helicóptero tem um espaço nivelado e perfeito para pouso. Muitas vezes, o condutor precisa descer em locais de difícil acesso por vários motivos: problemas nos motores ou engrenagens, missões de paz em lugares remotos, resgates e outras dezenas de espaços em que o solo costuma estar bem castigado.

O projeto

A DARPA divulgou um vídeo mostrando como o projeto funciona. Nele, podemos notar uma renderização gráfica sobre como o equipamento age em helicópteros comuns. Por outro lado, a agência também está realizando testes em aeromodelos. Assista abaixo.

Utilizando pernas articuladas, o equipamento se prende ao corpo do helicóptero durante o voo. Já durante a descida, o maquinário se abre e aguarda o impacto com o solo — ainda, vários sensores determinam o ângulo de cada perna e qual tensão vai ser aplicada.

Segundo a DARPA, pilotos vão poder pousar sem problemas em inclinações de 20°, por exemplo. Além disso, a agência comenta que o risco de danos em pousos forçados vai cair em 80%.

Agora resta torcer para que o Instituto de Tecnologia da Georgia e a DARPA finalizem todos os testes e tenham apenas resultados positivos. Dessa maneira, quem sabe não veremos esse equipamento sendo utilizado em breve? Já imaginou as possibilidades?

Gostou do novo projeto da DARPA que pode revolucionar o pouso de helicópteros? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.