Helicóptero Airbus X3 usou três hélices para quebrar recorde de velocidade

1 min de leitura
Imagem de: Helicóptero Airbus X3 usou três hélices para quebrar recorde de velocidade

Um projeto para modificar um helicóptero e torná-lo mais rápido foi imaginado há anos por um grupo de franceses, sendo que recentemente ele se concretizou – depois de muitos estudos e análises. O protótipo híbrido X3, da Airbus, é um helicóptero de três hélices que quebrou os recordes de velocidades previamente estabelecidos para os veículos do gênero. Um tradicional helicóptero foi transformado em um turboélice de alta velocidade.

Sempre houve forte distinção entre aviões e helicópteros, principalmente no quesito de velocidade. Os aviões podem voar mais rapidamente e por grandes distâncias, porém precisam de pistas de pouso adequadas. Por outro lado, os helicópteros são mais lentos e carregam menos pessoas, mas podem pousar em praticamente qualquer local.

Apesar das características que diferenciam esses dois tipos de aeronaves (dependendo dos modelos), como as inclinações de asas, o uso dos rotores e das hélices, existem certos fatores parecidos. No caso do X3, essas características semelhantes são mais nítidas – fazendo com que as comparações sejam inevitáveis.

O X3 foi desenvolvido entre 2010 e 2013 pela Airbus como parte dos esforços da empresa para impulsionar as tecnologias dos helicópteros. O X3 foi construído para atestar que é possível criar um helicóptero de alta velocidade ao diminuir a velocidade do rotor em 15% e ao empregar winglets que ajudam na elevação do veículo.

Sendo assim, o helicóptero passou da velocidade de 407/km por hora, superando o seu rival, o helicóptero Sikorsky X2. O X3 pode ser transformado em algum tipo de aeronave militar pela Airbus em um futuro próximo (por enquanto, não existe um destino muito certo). Para maiores detalhes, veja o vídeo acima (legendas em inglês).

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.