Helicóptero atinge 430 km/h e bate recorde de velocidade

1 min de leitura
Imagem de: Helicóptero atinge 430 km/h e bate recorde de velocidade

A Eurocopter, empresa especializada em helicópteros, quebrou o recorde de velocidade para aeronaves do gênero com o seu modelo híbrido, batizado de X3, o qual atingiu 430 quilômetros por hora. O voo foi realizado no dia 12 de maio de maneira estável. Confira o helicóptero da empresa em ação no vídeo acima.

O Eurocopter X3 é chamado de híbrido porque utiliza hélices e turbinas como mecanismos de propulsão. Além das tradicionais hélices horizontais na parte superior, o helicóptero possui duas pás verticais – as quais ficam localizadas em duas pequenas asas, também herdadas dos aviões.

A quebra do recorde aconteceu somente na terceira expedição após uma atualização do sistema de velocidade do modelo. Para a fabricante, o feito revela uma revolução nesse tipo de aeronave.

"Os helicópteros futuros que incorporarem a configuração do X3 vão oferecer aos nossos clientes cerca de 50% a mais de velocidade e comodidade com custos muito acessíveis, assim, definindo o futuro das aeronaves de asa rotativa com alta produtividade", comentou Lutz Bertling, presidente e CEO da empresa.

A princípio, o Eurocopter X3 deverá ser utilizado em missões de resgate, pesquisas realizadas em locais longínquos, patrulhas fronteiriças, transporte de tropas militares e evacuação de áreas de difícil acesso ou que sofreram alguma eventualidade emergencial. Entretanto, um futuro uso comercial do helicóptero mais veloz do mundo não foi descartado pela empresa.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.