O que é HDMI?

Aprenda o que significa esta sigla e também algumas informações sobre esta tecnologia.
  • Visualizações491.273 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 30 de Março de 2009

HDMI é um acrônimo para High-Definition Multimidia Interface (Interface Multimídia de Alta Definifição).

É cada vez maior o desenvolvimento tecnológico no que concerne a transmissão de áudio e vídeo. Conteúdos digitais estão se tornando mais comuns e se você puder pagar, poderá ter áudio e vídeo com qualidade de cinema em sua casa.

Qualidade digital e praticidade

Para colaborar com a efetividade desta tecnologia de alta definição foi que surgiu o HDMI, um sistema de conexão de alta tecnologia que é capaz de transmitir áudio e vídeo através de um único cabo, ao invés do que acontecia anteriormente, onde cada tipo de transmissão possuía cabos e entradas exclusivas nos aparelhos.

HDMI

Este sistema é totalmente digital, e pode ser usado, por exemplo, para conectar um aparelho de reprodução de Blu-Ray, um vídeogame ou até mesmo um reprodutor de DVD a uma televisão que possua a mesma entrada. Os resultados serão belíssimas imagens de alta qualidade e definição, num padrão bem superior do que quando da utilização de um sistema analógico de conexão.

Conectores HDMI

Além da qualidade das imagens, o HDMI também se sobressai em relação a outros formatos devido ao fato de ser mais compacto e de fácil encaixe. Existem dois tipos de conectores HDMI: o HDMI tipo A e o HDMI tipo B.

O HDMI tipo A possui 19 pinos e é o mais popularizado dos dois, pois é compatível também com a tecnologia DVI-D (outro tipo de conexão digital, porém inferior ao HDMI). Desta forma, é necessário que apenas uma das pontas do cabo seja HDMI e a outra DVI. O conector HDMI tipo B é destinado a resoluções de altíssima qualidade e trabalha no sistema dual link, dobrando a capacidade de transmissão do cabo.

Conectores HDMI

Versões do sistema HDMI

Desde o seu lançamento em 2003, o sistema de conexão HDMI já passou por algumas revisões, trazendo melhorias aos seus usuários. Contudo, juntamente dos benefícios, estas “atualizações” trouxeram consigo algumas confusões, pois cada nova versão não era compatível com a anterior.

Sua primeira versão, a HDMI 1.0, além de toda a inovação de transmissão de áudio e vídeo por um único cabo, a uma velocidade de 4,95 Gbps (Gigabytes por segundo), esta versão permitia que seu usuário tivesse até 8 canais de áudio. A primeira revisão, lançada em maio de 2004 e chamada de HDMI 1.1, trouxe o suporte ao padrão DVD-Áudio.

HDMIEm sua versão HDMI 1.2, lançada em agosto de 2005, o sistema passou a suportar formatos de áudio do tipo One Bit Audio e passava a ser utilizado também em computadores.

Apesar de ter havido a versão 12a, o sistema só sofre uma alteração significativa em junho de 2006, com o lançamento do HDMI 1.3. Esta nova versão suportava maior frequência (até 340 Mhz) e numa velocidade de transmissão de 10,2 Gbps.

Além disso, ela também ganhava uma inovação quanto a aparelhos utilizando o sistema: agora era possível conectar cabos HDMI a câmeras de vídeo portáteis, eliminando problemas de sincronismo entre áudio e vídeo. Ainda nesta versão, o sistema HDMI passou a suportar novos padrões de cores, de 30, 36 e 48 bits. Depois disso ainda foram realizadas pequenas alterações nas versões 1.3a e 1.3b, lançadas em novembro de 2006 e outubro de 2007 respectivamente.

Resolução

Quem resolve procurar aparelhos com sistemas de conexão HDMI o faz, principalmente, pela questão da qualidade da imagem e do áudio exibido. Assim, um fato interessante a ser esclarecido quanto a este assunto é a resolução das imagens transmitidas.

Se você já foi atrás de aparelhos do tipo, já deve ter se deparado com marcações de resoluções da seguinte maneira “480p” ou então “1080i”. É bastante provável que você tenha ficado em dúvida, ou melhor, tenha se sentido um analfabeto por não fazer idéia de como isso funciona. Pois saiba que nada é tão complicado.

ResoluçãoA resolução de sistemas HDMI são medidas da mesma forma que a grande maioria das imagens e vídeos: em pixels. Quanto maior for a resolução, melhor deverá ser a qualidade das imagens exibidas em sua tela.

A letra que segue o número se refere ao tipo de mapeamento realizado pelo aparelho: p para progressive scan (mapeamento progressivo) e i para interlaced scan (mapeamento entrelaçado) (leia mais sobre os tipos de mapeamento logo abaixo).

Portanto, se você encontrar uma marcação de 480p, saiba que a resolução será de 640x480 pixels com mapeamento progressivo. 720i indica que a resolução máxima deste equipamento é de 1280x720 pixels com mapeamento entrelaçado. Outro valor bastante comum é o 1080, (Full HD) ou seja, 1920x1080 pixels.

Tipo de mapeamento

Como dito anteriormente, são dois os tipos de mapeamento existentes nos sistemas de conexão de interface multimídia de alta definição. No Mapeamento Progressivo, as linhas da tela são atualizadas de uma só vez. Já no Mapeamento Entrelaçado, primeiro são atualizadas as linhas pares e depois as linhas ímpares. Deve ter ficado claro que no primeiro modo de mapeamento a qualidade de exibição será superior a segunda.

Aparelhos com saída HDMI

É cada vez mais comum encontrar equipamentos com suporte a este tipo de conexão. Nos consoles PlayStation 3 e Xbox 360, em leitores de Blu-Ray e de DVD, em alguns notebooks de diversas marcas, bem como em vários modelos de câmeras fotográficas e filmadoras portáteis digitais este sistema já vigora e faz sucesso.

. . . .

Leitores do Baixaki. Este foi mais um artigo da séria “O que é?”, que pretendeu “desvendar os mistérios” sobre HDMI. Depois de tanto tempo com o sistema analógico, finalmente o Brasil começa a entrar na era digital das telecomunicações.

Obviamente, devido principalmente ao fator preço, estas benesses tecnológicas ainda estão longe de muitas pessoas, mas o simples fato de o sinal de televisão aberta estar migrando para um sistema digital já mostra a vontade do poder público de proporcionar um entretenimento de melhor qualidade visual a todos.

HDMI

Agora é a voz é de vocês. Escrevam sobre o que vocês acham do sistema HDMI, se já possuem ou possuíram contato com algum aparelho usuário desta tecnologia e também como foi esta experiência. Tenham todos uma boa semana. Um abraço desde a redação do Baixaki. Sejam felizes.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!