Micro:bit é um pequeno hardware que ensina o fundamental da programação

1 min de leitura
Imagem de: Micro:bit é um pequeno hardware que ensina o fundamental da programação

O pequeno hardware mais conhecido do mundo é o Raspberry Pi, já utilizado para criar diversos gadgets em várias áreas diferentes da tecnologia. Agora, a BBC está apostando no Micro:bit, um computador diminuto que deve ajudar crianças e adolescentes na tarefa de aprender o fundamental da programação e da construção de PCs.

De acordo com a apresentação da BBC, o Micro:bit vai medir 5 centímetros de comprimento e 4 de largura, além de possuir 25 LEDs vermelhos (que ajudam a apresentar mensagens), dois botões programáveis, um acelerômetro e um magnetômetro. Outras funções incluem a conectividade Bluetooth LE, porta microUSB e anéis I/O que se encaixam em outros plugs.

Segundo a companhia, o Micro:bit atual é 18 vezes mais rápido e 67 vezes mais leve que o projeto original apresentado há algum tempo. Com parceiras como a ARM, a Microsoft, a Samsung e a Barclays, a BBC deve fornecer mais de 1 milhão de dispositivos para estudantes entre 11 e 12 anos no Reino Unido.

Versão antiga do Micro:bit

Por ser diminuto em tamanho, a ideia é que os alunos levem o Micro:bit para as aulas, comparem modificações feitas entre os amigos e até façam outras atribuições para o gadget — tudo em prol do aprendizado dentro da programação. Em breve, a BBC deve colocar no ar um site com mais informações sobre o produto e uma página dedicada para as criações feitas pelos adolescentes.

Se você ficou interessado em colocar as mãos em um dispositivo desses, a empresa criadora diz que ele é de código-livre e, em breve, vai comentar mais sobre as especificações.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.