5 configurações excelentes para montar um PC de jogos em 2012

Confira algumas dicas do Tecmundo para montar um computador de alto desempenho com preço camarada.
  • Visualizações185.028 visualizações
Por Fabio Jordão em 1 de Outubro de 2012

De tempos em tempos, trazemos artigos para dar dicas sobre configurações de computadores para determinadas tarefas. Hoje, temos algumas sugestões de máquinas para você que está pensando em montar um computador para games.

Como de costume, separamos nossas dicas por faixas de preço. Além disso, mantivemos o padrão de usar componentes de diferentes marcas para agradar a todos e, evidentemente, limitamos nossas configurações a componentes que estão disponíveis no Brasil. Sem mais delongas, vamos conferir as belas máquinas.

A configuração “básica”

Em nossa máquina mais simples, optamos por uma CPU Intel Core da linha Sandy Bridge. O modelo i3-2120 tem apenas dois núcleos, mas sua capacidade de processamento é suficiente para encarar os jogos mais avançados. Parte dessa potência se deve ao clock de 3,3 GHz e à capacidade de trabalhar com 4 threads simultaneamente.

5 configurações excelentes para montar um PC de jogos em 2012 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A placa-mãe selecionada é um modelo básico, portanto não espere slots para instalação de múltiplas placas gráficas. Por se tratar de uma máquina de games, recomendamos a inclusão de 8 GB de memória RAM. Há muitos componentes decentes, mas os módulos da G.SKILL vêm chamando a atenção nos mais variados benchmarks.

A placa de vídeo é o componente principal em uma configuração de jogos. Assim, se você quer montar uma máquina barata, julgamos que investir em uma Power Color Radeon HD 7750 pode ser válido. Segundo os testes do HEXUS, esta placa é capaz de trabalhar com Batman: Arkham City em Full HD com detalhes avançados. Uma monstra por um preço acessível.

5 configurações excelentes para montar um PC de jogos em 2012 (Fonte da imagem: Reprodução/HEXUS)

Para guardar os jogos, vale investir em um Western Digital de 1 TB do tipo SATA II — essa é uma limitação da placa-mãe. Para alimentar esses itens, recomendamos uma fonte OCZ ModXStream-Pro de 600 W. Exagero? Talvez. Esta fonte é modular, tem alta eficiência, traz diversas proteções e garante potência de sobra. Dá até para fazer um upgrade futuramente.

Um AMD pronto para tudo

Nossa segunda configuração é um pouco mais ousada. Na verdade, para equipar este PC, gostaríamos de indicar o AMD Phenom II X4 980, porém é quase impossível encontrá-lo. Assim, sugerimos o AMD Phenom II X4 965 de quatro núcleos que trabalha na frequência de 3,4 GHz e também apresenta alto desempenho em games.

5 configurações excelentes para montar um PC de jogos em 2012 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para dar suporte à CPU, recomendamos a GIGABYTE GA-970A-UD3. Esta placa é compatível com os mais modernos chips da AMD, portanto você pode realizar upgrades. Ela conta com múltiplos slots de expansão, mas não trabalha com configurações SLI ou CrossFire. Neste PC, indicamos instalar o mesmo kit de memória da G.SKILL.

Por se tratar de uma placa da geração anterior, a MSI Radeon HD 6850 oferece alto desempenho por um preço atraente. Com esta placa você não precisa se preocupar muito com o game, pois ela encara os games mais recentes sem dificuldade. Defina os detalhes para os níveis mais elevados, ative os filtros e aproveite todo o potencial da GPU da AMD.

5 configurações excelentes para montar um PC de jogos em 2012 (Fonte da imagem: Divulgação/MSI)

Considerando o conjunto desta máquina, já vale investir em um disco rígido com maior capacidade. O Seagate Barracuda Green não é o modelo mais avançado que existe, mas ele certamente apresentará bons resultados em seus games. Para fechar o conjunto, vale adquirir a fonte OCZ ModXStream-Pro que entregará energia suficiente para o chip gráfico.

Oito núcleos para o futuro

Talvez o FX-8150 não seja o melhor processador da AMD, mas certamente ele é o mais avançado. Recomendamos investir neste chip para obter alto desempenho em longo prazo. Por se tratar de uma CPU com oito núcleos que pode trabalhar a 4,2 GHz, este componente tem grandes perspectivas para o futuro.

5 configurações excelentes para montar um PC de jogos em 2012 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Um processador mais evoluído necessita de uma placa mais robusta. Assim, recomendamos adquirir a ECS A990FXM-A, modelo que é capaz de trabalhar com múltiplas de vídeo em CrossFire e que aceita até 32 GB de memória RAM. Falando em módulos, vale manter o mesmo kit da G.SKILL neste computador, afinal ele é mais do que suficiente.

Nesta supermáquina, vale instalar uma placa gráfica mais eficiente. Nossa dica é pegar a Sapphire Radeon HD 7870, componente que vem com GPU de 1 GHz e 2 GB de memória RAM. Segundo os testes da AnandTech, essa placa pode ser mais potente do que a GTX 580. Ela tem um preço muito interessante, sendo uma boa placa para fazer uma configuração CrossFire.

5 configurações excelentes para montar um PC de jogos em 2012 (Fonte da imagem: Reprodução/AnandTech)

Aqui, novamente sugerimos optar pelo HD Seagate Barracuda Green. Este computador já tem peças mais robustas, por isso consome mais energia. Para alimentá-lo, vale investir em uma fonte NZXT HALE82-750-M. Este componente apresenta alta eficiência, é modular e não vai lhe abandonar caso você queira instalar dispositivos mais avançados.

Um dos melhores processadores para games

Partindo para as configurações mais avançadas, vale pensar em um processador da linha Ivy Bridge. O Intel Core i5-3570K é um processador avançado que deixa muitos comendo poeira. Ele conta com quatro núcleos reais e pode operar com clock de até 3,8 GHz . Claro, o alto desempenho vem com um alto custo, mas vale a pena para quem deseja um chip top de linha.

5 configurações excelentes para montar um PC de jogos em 2012 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para instalar esta CPU, sugerimos uma ASRock PRO4-M com chipset Z77. Esta placa já vem com PCI-Express 3.0, aceita 32 GB de memória RAM e é compatível com modelos avançados da última linha de processadores da Intel. Novamente, recomendamos o kit de memória da G.SKILL, afinal não adianta gastar a mais e não obter vantagens significativas.

A placa de vídeo que recomendamos para este PC é a GIGABYTE GeForce GTX 660 Ti. Esta "monstrinha" é perfeita para os jogos mais recentes. Testamos um modelo semelhante da EVGA e, se você está com dúvida, vale conferir o vídeo para ver o real desempenho.

Aqui, sugerimos um disco rígido razoável, pois os preços de modelos mais avançados estão exorbitantes. Entretanto, você pode adquirir um componente mais robusto se preferir. A alimentação fica por conta da mesma NZXT usada na configuração da AMD.

O máximo em desempenho

Nossa última sugestão é para quem tem um bocado de dinheiro sobrando, mas não quer montar o que existe de mais avançado. Se este for o seu caso, vale sim pegar o Intel Core i7-3770K, mas não é muito interessante comprar tudo o que existe de mais caro. A ASRock PRO4-M e os módulos da G.SKILL já são suficientes para equipar este PC.

5 configurações excelentes para montar um PC de jogos em 2012 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para encarar os games, a EVGA oferece uma placa muito potente. A GTX 670 dessa fabricante apresentou bons resultados nas análises internacionais e deve ser uma placa suficiente para aguentar jogos atuais e até os da próxima geração.

Como já citamos anteriormente, não é necessário investir em um dispositivo de armazenamento muito avançado, mas, se você quiser o melhor e tiver muito dinheiro, já vale pensar em um SSD de alta capacidade. Para energia, a mesma fonte da NZXT usada em outras configurações já é suficiente.

Onde compro?

Todos os preços e produtos foram consultados nas lojas Kabum!, MegaMamute e Pichau. Se você quer encontrar um dos itens, visites esses sites. A disponibilidade os valores podem variar conforme a data em que você estiver visualizando o artigo.

5 configurações excelentes para montar um PC de jogos em 2012 (Fonte da imagem: Divulgação/EVGA)

Por fim, queremos deixar claro que este artigo não visa mostrar o que há de mais potente, por isso você não viu nenhum processador Extreme da Intel. Além disso, não incluímos a GTX 680 e a GTX 690 devido aos altos preços e às poucas vantagens notáveis. Claro, se você estiver fazendo um upgrade, vale cogitar esses itens, mas eles não vão agregar algo de essencial.

Então, gostou das configurações? Você tem outras sugestões? Fique à vontade para comentar e nos dar sua opinião. Seu comentário pode ajudar outras pessoas que estejam montando seus computadores de games.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!