Mito ou verdade: manter o gabinete aberto é bom ou prejudica o PC?

2 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: manter o gabinete aberto é bom ou prejudica o PC?

O mito ou verdade de hoje foi escrito para responder uma pergunta em especial para qual a resposta pode vir a ser do interesse de muitos usuários: deixar ou não a tampa lateral do gabinete aberta?

Pois bem, primeiramente: por que deixar um computador aberto? Então, essa tática é usada por muitos usuários quando o seu computador começa a ficar superaquecido, logo, quando começa a dar problemas. O superaquecimento pode ser devido a fatores como: excesso de pó nos componentes internos do gabinete, overclock, e ainda, uma má circulação de ar dentro do gabinete (de forma que o ar quente fica preso dentro dele ao invés de ser expelido).

Por causa desse problema, muitos usuários apelam para o método de abrir o gabinete, enquanto outros mais exagerados, além de fazer isso, colocam um ventilador ao lado do computador aberto! Bom, tal técnica até funciona, mas há um porém: enquanto a temperatura de seu computador diminui, a sujeira acumulada dentro dele aumenta, fazendo com que limpezas, antes casuais, passem a ser frequentes (caso o usuário não queira “destruir” seu computador).

A alternativa para não ter que abrir o computador é fazer com que a ventilação dentro dele seja efetiva, ou seja, o ar quente sai e o ar frio entra. Para isso, saber posicionar os coolers (ventoinhas) de maneira correta é essencial. Para obter dicas sobre como organizar o interior de seu PC para um melhor fluxo de ar, entre outras coisas, você pode contar com os seguintes artigos: "Processador em chamas!", "Mantenha a temperatura do seu PC sob controle" e "Como prolongar a vida útil do computador".

Caso você não disponha de dinheiro para fazer um sistema de ventilação eficaz, a solução será abrir o gabinete. No entanto, esteja alerta com os seguintes itens: crianças, parentes, animais, sujeira e umidade, ou seja, evite que os outros mexam em seu computador sem saber o que estão fazendo (para que ninguém se machuque ou estrague nada) e mantenha-o sempre limpo.

A combinação “poeira+umidade” pode ser extremamente perigosa, pois a umidade poderá fazer com que a poeira fique “impregnada” em seu computador. Então, se você realmente quiser deixar o seu PC aberto, trate de mantê-lo sempre, sempre mesmo, limpo e evite que curiosos brinquem com ele. Todavia, caso você não saiba como limpar o seu PC por dentro e quer deixar seu gabinete sempre aberto, dê uma conferida no artigo “Como limpar inteiramente um computador sem ter medo” e seja feliz!

Mas e você, já tentou abrir o seu gabinete? Concorda com o que foi dito aqui? Por quê?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.