O que é memória Flash?

Descubra por que ela deverá ser a alternativa que substituirá os discos rígidos atuais.
  • Visualizações73.702 visualizações
Por Roberto Hammerschmidt em 5 de Julho de 2012

O que é memória Flash?Memória Flash, o futuro da memória? (Fonte da imagem: Tech Mag News)

A memória Flash refere-se a um tipo particular de EEPROM (siga em inglês para "Memória Somente de Leitura Programável Apagável Eletricamente"). É nada mais que um chip de memória de computador que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia.

Ela é frequentemente usada em eletrônicos portáteis, tais como dispositivos de música digital (MP3), smartphones e câmeras digitais, bem como nos dispositivos de armazenamentos removíveis (os populares pendrives). Essa tecnologia também é usada para fazer o boot de computadores, além de compor cartões de memória, modens e placas de vídeo.

Mais rápida

A memória Flash difere das EEPROMs comuns que apagam a sua memória reescrevendo conteúdo ao mesmo tempo, o que as torna mais lentas para atualizar. A memória Flash pode apagar os dados em blocos inteiros, tornando-se a tecnologia preferida para aplicações que requerem uma atualização frequente de grandes quantidades de dados, como no caso de um cartão de memória para um dispositivo eletrônico digital.

Dentro de um chip Flash, a informação é armazenada em células. Um "transistor de porta flutuante" protege os dados que são escritos em cada célula. Os "elétrons de tunelamento" passam através de um material de baixa condução para alterar a carga eletrônica da porta “em um Flash”, limpando a célula do seu conteúdo de modo que ela possa ser reescrita. Embora a descrição seja muito técnica, essa é a explicação do nome da memória Flash.

Não volátil e silenciosa

A memória Flash é usada como um disco rígido para armazenar dados em um computador. Ela tem muitas vantagens sobre o disco rígido tradicional: a primeira é que ela é uma memória não volátil e de estado sólido, o que significa que não há partes móveis para serem danificadas. 

Outra vantagem é que essa tecnologia é silenciosa, muito mais que um disco rígido tradicional. Além disso, é altamente portátil e com um tempo de acesso muito mais rápido. O disco rígido também tem suas vantagens sobre a memória Flash: o preço e a capacidade. Os discos rígidos têm capacidades muito maiores por um preço mais barato por megabyte de memória. Mas isso é uma questão de tempo.

O futuro da memória?

O preço da memória Flash continua a cair, e sua capacidade continua a aumentar. Isto s torna uma excelente candidata para um conjunto cada vez maior de aplicações, sendo especialmente popular em eletrônicos portáteis. Um cartão de memória pode armazenar imagens em uma câmera digital, por exemplo, então ser removido e inserido em um computador, no quale as imagens podem ser acessadas.

Mas atenção: a memória Flash não é o mesmo que memória Flash de acesso aleatório (RAM). A Flash RAM requer uma fonte de energia contínua para armazenar seu conteúdo, como qualquer outro tipo de memória RAM de um computador. Quando a energia é perdida ou desligada, a Flash RAM é apagada. A memória Flash, por outro lado, permanecerá dentro do chip de memória mesmo quando não estiver ligada em uma fonte de energia.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!