Dicas para imprimir melhor seus documentos

2 min de leitura
Imagem de: Dicas para imprimir melhor seus documentos

A impressora é um item praticamente indispensável quando se fala em computadores. Seu uso pessoal é cada vez maior e pode se destinar a diversos fins.

Não é a toa que existem inúmeros modelos, com inúmeras funções diferentes e de diversos preços. Contudo, é difícil encontrar alguém que já não tenha tido problemas com estas máquinas, inclusive naquela véspera de entregar algum trabalho em que você mais necessitava dela funcionando.

Para tentar tornar a sua relação com a impressora mais “amistosa”, o Baixaki reuniu algumas dicas sobre impressão. Com elas você ganhará mais agilidade e eficiência na hora de imprimir, além de evitar alguns transtornos simples mas que acabam tirando qualquer um do sério.

Imprimindo diversos documentos de uma só vez

Uma opção que lhe fará poupar algum tempo quando precisar imprimir diversos documentos é imprimi-los todos ao mesmo tempo. Isto pode ser feito de uma maneira bastante simples:

• Selecione todos os arquivos que deseja imprimir segurando CTRL e clicando sobre eles. Caso estejam em pastas diferentes, crie uma nova pasta e armazene-os lá temporariamente. Para selecionar todos os arquivos de um diretório você poderá usar o atalho CTRL + A.

• Depois de selecionados, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Imprimir. Então, os documentos serão abertos em seus respectivos programas e impressos automaticamente.

Imprimir diversos documentos de uma vez só!

Desabilite a função de cor

Outra opção que lhe fará poupar tempo e tinta da sua impressora é a desativação das cores em sua impressora. Com isso, você irá imprimir somente em escala de cinza, o que evitará o desperdício de tinta colorida.

• Primeiro, siga o caminho Iniciar > Painel de Controle > Impressoras.

• Clique com o botão direito e vá em Propriedades e então altere a função de cor para escala de cinzas. Quando necessitar imprimir colorido, reative esta função colorida.

Desative a função cor de sua impressora.

Imprimindo parte do texto

Outra opção para ganhar tempo e poupar tinta/toner de sua impressão é imprimir somente parte de um documento. Esta função também é facilmente realizada.

• Primeiramente, selecione a parte do documento que deseja imprimir.

• Agora, clique no atalho da impressora na barra de ferramentas ou então utilize o atalho CTRL + P para acessar a janela de impressão.

• Por fim, na seção chamada Intervalo de páginas (Microsoft Office) ou  Intervalo de impressão (BrOffice), opte pela alternativa Seleção e clique em OK para iniciar a impressão.

Imprima parte do documento

Visualização de Impressão

Nos programas do Office, BrOffice e diversos outros pacotes de aplicativos, é possível visualizar a impressão antes de imprimi-la. Tenha o hábito de fazer isso para não correr o risco de somente depois de impresso você se de conta de que um item de seu texto está mal posicionado.

• Nos aplicativos do Microsoft Office 2007, para visualizar sua impressão em Menu Office > Imprimir > Visualização de Impressão.

Visualizar Impressão no Microsoft Office 2007

• Nos programas do BrOffice 3, visualize como será impresso seu documento seguindo o caminho Arquivo > Visualizar página ou então clicando no atalho presente na barra de ferramentas.

Visualizar página no BrOffice

Então é isso, meus caros usuários e leitores do Baixaki. Espero que este artigo possa ajudar a tornar mais ágil e econômico o processo de impressão de documentos em suas máquinas. Registro novamente que estamos abertos para críticas e sugestões. Um abraço e aproveitem bem suas vidas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.