Seleção: Programas para clonar seu HD

2 min de leitura
Imagem de: Seleção: Programas para clonar seu HD

Você sabia que é possível copiar um HD inteiro para outro disco? Arquivo por arquivo! Com a queda no preço dos discos rígidos, muitos técnicos e usuários estão aproveitando para adquirir um HD extra e criar cópias de todo o conteúdo de seus antigos discos. O motivo? Segurança!

HDs são componentes mecânicos e, por isso, estão sujeitos a falhas e erros. Se uma placa de rede estraga em seu computador, por exemplo, você simplesmente troca e pronto. Com os discos rígidos o assunto é um pouco mais complicado, pois você pode perder todos os seus arquivos.

Uma maneira de evitar uma surpresa desagradável é copiar tudo (absolutamente tudo) do seu HD para outro disco. Não, você não precisará fazer isso manualmente. Existem excelentes aplicativos que fazem todo o “serviço pesado” para o usuário, copiando cada arquivo, documento e pasta para um novo HD.

HD

O Baixaki preparou uma seleção com os cinco principais aplicativos do gênero, mas existem dezenas deles. Acessando a sessão de backup é possível encontrar diversas outras opções. Bom, agora vamos lá!

1. Norton Ghost (inglês)

Norton GhostFerramenta conceituada, Norton Ghost é muito utilizado por técnicos e profissionais da área de informática, mesmo não sendo um software gratuito. Além da cópia de disco, os usuários do programa podem usufruir de opções como a criptografia dos dados copiados, agendamento de atividades e recuperação de sistemas operacionais.

2. Macrium Reflect Free

Macrium Reflect FreeComo o próprio nome sugere, Macrium Reflect Free é uma ferramenta gratuita, que mostra-se tão eficiente quando seus concorrentes. As cópias são criadas de maneira simples, em poucos cliques a atividade já está sendo executada. Além disso, o aplicativo ainda verifica a integridade dos arquivos e faz a restauração desses.

3. DriveImage XML

DriveImage XMLAo contrário do seu concorrente Norton Ghost, o DriveImage XML é muito leve e inteiramente gratuito. Juntamente com a opção de clonagem do disco o usuário encontra neste aplicativo ferramentas que possibilitam tarefas como: exploração das imagens criadas, restauração de arquivos, agendador de tarefas e muitas outras.

4. HDClone Free Edition

HDClone Free EditionO diferencial de HDClone Free Edition é que roda diretamente de CDs, pendrives e qualquer outro dispositivo, independentemente do sistema operacional instalado na máquina. Possui suporte a HDs IDE/ATA/SATA e copia dados na velocidade máxima de 300 MB/min.

5. EASEUS Disk Copy

EASEUS Disk CopyAssim como os programas citados anteriormente, EASEUS Disk Copy realiza a cópia de HDs inteiros, permitindo que o usuário troque de disco rígido sem perder nem uma configuração, arquivo, dados, etc. Para usar o programa é necessário gravar um CD ou DVD com o programa e iniciar o computador de maneira que a inicialização da máquina seja feita pelo drive de CD/DVD.

Para finalizar

Não seja pego de surpresa, é sempre bom manter uma cópia de seus arquivos a salvo de problemas. Todos os programas acima listados fazem, além de clonagem do HD, o backup comum de arquivos. Agora você não tem mais desculpa.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostados da seleção. Qualquer dúvida, não hesitem em enviar um email para tiraduvidas@baixaki.com.br. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.