As multifuncionais têm vendido como nunca, pois além da grande quantidade de atrativos, o preço está bem interessante. Se você também é um consumidor que está de olho numa dessas maravilhas tecnológicas, é importante observar alguns pontos que devem ser analisados antes da compra.

As diferenças entre multifuncionais são várias, começando pelo tipo da impressora: jato de tinta ou laser. Porém, antes de averiguar o que cada multifuncional oferece, você deve analisar o que irá realizar com sua impressora, pois comprar uma impressora a laser para imprimir documentos ou figuras de baixa resolução pode não ser tão compensador.

Casa ou empresa?

Pense que a utilização de uma impressora em sua casa é relativamente pequena, fato que lhe induz a optar por uma impressora jato de tinta, pois considerando que você não precisa imprimir materiais em larga escala, nem fotos de alta qualidade, a compra de uma impressora a laser é algo que deve passar longe de sua cabeça.

Multifuncionais para usar em casa podem ter uma velocidade baixa e um scanner de qualidade intermediária, porque tais fatores são irrelevantes para quem não usa a impressora diariamente. Além do mais, uma multifuncional com aspectos mais modestos reduz o custo do produto significativamente, e ainda não requisitará cartuchos de tinta absurdamente caros —sem contar a manutenção de baixo custo.

HP Color LaserJet CM3530fs - Uma multifuncional para grandes empresasCaso você esteja a procura de uma multifuncional para sua pequena ou média empresa, as especificações de uma multifuncional já são bem importantes. O scanner talvez não seja tão utilizado, porém o fax e a impressora são cruciais na rotina de uma empresa. Aqui sim as impressoras a laser são altamente recomendadas, pois elas têm ciclo mensal de impressão muito maior.

Outro fator a se considerar é o aspecto impressão colorida e em preto e branco, porque em casos onde você irá imprimir planilhas, arquivos de texto ou documentos que não necessitem de cores, uma impressora monocromática é o ideal.

Velocidade

Não espere velocidade ao imprimir fotosAo adquirir uma multifuncional a velocidade é um fator praticamente ignorado pelas pessoas, pois muitas desconhecem que as impressoras possuem diferenças neste quesito. Tal aspecto é especificado através de um número que relata quantas páginas por minuto (PPM) a impressora reproduz.

É importante conhecer essa diferença, pois muitas vezes há duas impressoras de marcas diferentes sendo vendidas pelo mesmo preço, mas o usuário nem avalia as reais diferenças entre elas e acaba levando um produto apenas por sua marca.

DPI

Para quem vai utilizar a multifuncional para impressão de fotos ou de imagens com alta qualidade, certamente deve atentar para o detalhe referente a resolução que a impressora possui. A maioria das impressoras especifica este valor em DPI, por exemplo: 600 DPI. Obviamente que quanto maior este número, melhor qualidade terá suas impressões.

Quanto maior o número DPI, melhor será a qualidade da foto

Scanner

As multifuncionais atuais trazem scanners de qualidade intermediárias, práticos e bons o suficiente para criarem cópias perfeitas de documento. No entanto, o que você deve avaliar na hora de comprar sua multifuncional não é se o scanner é de boa qualidade, mas sim, se o scanner trabalha em conjunto diretamente com a impressora, para que não seja necessário a utilização de programas para criar cópias instantâneas dos seus documentos.

FAX

Nem todas as multifuncionais trazem o fax acoplado, pois em residências não é comum utilizar o aparelho. Para quem necessita comprar um fax para a empresa, a aquisição de uma multifuncional com tal recurso é bem interessante. Obviamente, o preço deve aumentar um pouco, mas certamente é um valor que compensa muito, visto que o aparelho terá uma função a mais.

Dependendo da multifuncional, o aparelho de fax tem especificações diferentes, como a velocidade e a transmissão em cores. Para quem precisa transmitir documentos coloridos, deve observar bem se o fax traz este recurso, pois alguns aparelhos são mais baratos justamente por não oferecerem esse modo diferente de transmissão.

Então qual eu escolho?

Como você pode perceber, comprar uma multifuncional é uma tarefa de pesquisa e que demanda tempo, porque você vai utilizar a sua maneira o produto, e por isso deve pesquisar bem qual impressora oferece o melhor conjunto de recursos para você. Marca é quase irrelevante, porém aos que crêem na idéia de que tal aspecto define qualidade, pode optar por uma multifuncional de alto valor, pois assim você certamente terá um bom produto.