O que é AGP?

1 min de leitura
Imagem de: O que é AGP?

Qualidade visual em games é uma exigência cada vez mais presente e básica. Isso proporciona jogos realistas e belos ambientes tridimensionais para serem apreciados pelos jogadores. Porém, é impossível realizar todos os cálculos e procedimentos exigidos por este tipo de representação, sem peças de hardware com uma capacidade correspondente. Por isso, a tecnologia aplicada na produção de computadores avança a cada dia, e os padrões de qualidade aumentam exponencialmente.

Uma das conseqüências dessas exigências redobradas é que, além de ser crucial a existência de peças de hardware com capacidades altas, também é indispensável a integração mais perfeita possível entre estas peças. Um bom exemplo é o avanço do slot no qual placas de vídeo são inseridas. O defunto modelo PCI foi substituído pelo AGP, que, por sua vez, foi superado pelo PCI-Express.

Uma opção especializada

O barramento PCI não era desenvolvido especificamente para uso de placas de vídeo, e com o aumento das exigências de processamento gráfico, um novo padrão de barramento se tornou necessário. Por isso, foi desenvolvida uma entrada específica, chamada Accelerated Graphics Port, o conhecido slot AGP, produzido especialmente para a utilização de placas de vídeo.

O barramento AGP, por mais que esteja tecnicamente ultrapassado, ainda é utilizado por alguns desenvolvedores de hardware. Por mais que o suporte seja precário e haja poucas opções de placas de vídeo de alto desempenho para este tipo de barramento, algumas linhas inferiores com um preço acessível ainda são produzidas. As empresas desenvolvedoras de hardware geralmente não fornecem muito suporte técnico para este tipo de placas, pois o número de usuários equipados com barramento AGP está diminuindo, com o barateamento de placas mãe com suporte a PCI-Express.

Um slot AGP e dois slots PCI.

Várias especificações deste tipo de barramento foram lançadas, para otimizar as capacidades das placas de vídeo. Provavelmente, as mais populares e mais facilmente lembradas pelos jogadores de hoje em dia são a 2.0 e a 3.0, que trouxeram duas maneiras de operação, a 4x e a 8x, que representaram um aumento quase exponencial nas capacidades de transmissão de dados da placa de vídeo.

Eventualmente, a exigência do mercado fez com que o barramento AGP ficasse no passado, para a maior parte dos jogadores mais dedicados. Quem gosta de seguir as últimas tendências e apreciar os últimos lançamentos do mundo dos games deve abandonar completamente o barramento AGP, e seguir em frente com o PCI-Express, que, eventualmente, também será substituído.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.