Mito ou verdade: Colocar um DVD em leitor de CD estraga o drive?

1 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: Colocar um DVD em leitor de CD estraga o drive?

Se você acabou colocando um DVD em um drive de CD, pode ficar tranquilo, ele não vai estragar. Não são causados danos ao drive e nem à mídia, o que vai acontecer é que simplesmente o leitor não vai conseguir efetuar a leitura. O mesmo acontece no caso de um Blu-ray ser colocado para funcionar em um drive de DVD.

Para você ler um DVD é necessário ter um drive leitor (pode ser gravador também) de DVD ou então um drive que é normalmente conhecido como “combo” que se trata de um leitor de DVD e gravador de CD. Para o Blu-ray, também é necessário ter um leitor específico para ele. Já um CD pode ser lido sem problemas por um leitor/gravador de DVD.

Por que isso acontece?

Nos dois casos, a resposta é basicamente porque eles possuem tecnologias diferentes de gravação e leitura. Com relação ao DVD não ser lido no drive de CD, o DVD é uma mídia muito mais compactada do que o CD e seus drives usam lasers com comprimentos de ondas diferentes para efetuar a leitura do disco. Em termos mais simples, um leitor de CD possui um laser do tipo que lê especificamente CDs.

Aqueles conhecidos como “combos” possuem os dois tipos de lasers, permitindo que você leia ambos, mas apenas grave CDs. Os gravadores de DVD possuem ambos os lasers e neles você pode ler e gravar DVDs e CDs.

Dispositivos diferentes para tecnologias diferentes

O motivo do Blu-ray não poder ser lido por drive de DVD é bem semelhante. Além de o Blu-ray ser uma mídia bem mais compactada que o DVD, ele utiliza um laser azul (tecnicamente, azul-violeta, e é daí a origem de seu nome, inclusive) para sua leitura ao invés do vermelho.

Como saber que tipo de drive eu tenho?

Pelo próprio Windows existem duas formas de você saber que tipo de drive está presente em seu computador. A primeira delas é acessando o “Menu Iniciar”, “Todos os programas”, “Acessórios”, “Ferramentas do Sistema” e entrando na opção “Informações do Sistema”. Então selecione “Componentes” e “CD-ROM”, como mostrado na imagem abaixo.

Localizando o drive pelas informações do Sistema

Outra maneira é acessando o “Menu Iniciar”, “Painel de Controle” e entrando no “Gerenciador de dispositivos”. Na guia “unidades de DVD/CD-ROM”, estarão especificados os dispositivos instalados no computador para tal fim, conforme a figura:

Localizando os drives pelo Gerenciador de Dispositivos

Se você ainda assim estiver em dúvida, outra forma seria consultando o manual do drive ou a página do fabricante na internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.