Apple estaria produzindo sua própria arquitetura GPU [rumor]

1 min de leitura
Imagem de: Apple estaria produzindo sua própria arquitetura GPU [rumor]
Imagem: iDownload Blog

Segundo informações publicadas pelo site Fudzilla, a Apple estaria secretamente trabalhando no desenvolvimento de sua própria GPU. Tudo tem sido mantido debaixo do pano, segundo as fontes, pois certamente leva um tempo considerável para se desenvolver uma GPU de qualidade, e a Apple não quer chegar no mercado correndo o risco de apresentar um produto ruim.

Por isso, a empresa fundada por Steve Jobs tem supostamente investigado arquiteturas-padrão de GPU para dispositivos móveis há alguns anos, mas ainda não teria conseguido desenvolver um produto satisfatório. A ideia seria seguir o mesmo caminho dos processadores principais da empresa, que já são feitos por ela mesma desde o iPhone 5, com o chip A6.

Explorando novos produtos

Caso tenha sucesso nessa empreitada, a Apple deve passar a utilizar seus próprios coprocessadores em futuros lançamentos da marca. Isso seria uma grande vantagem para os fabricantes, que passariam a não depender mais das unidades de fabricação PowerVR, que também fornecem produtos para outras marcas, inclusive as concorrentes.

A maior delas, a Samsung, também vem tentando desenvolver uma GPU para seus dispositivos há mais de meia década e não obteve muito sucesso até agora. Ela também passou recentemente a fabricar os próprios processadores – a linha Exynos – e, assim com a Apple, sabe que essa produção própria pode significar uma redução considerável de custos, sem contar os ganhos com compatibilidade, visto que usando apenas componentes fabricados por ela tudo tende a funcionar muito melhor.

Você acha que a Apple vai ser capaz de criar uma GPU à altura de seus produtos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.