Imagination anuncia GPU PowerVR GX6650 com 192 núcleos

1 min de leitura
Imagem de: Imagination anuncia GPU PowerVR GX6650 com 192 núcleos

(Fonte da imagem: Divulgação/Imagination Technologies)

Na última segunda-feira, a Imagination Technologies anunciou, durante a MWC 2014, sua nova unidade de processamento gráfico (GPU) para gadgets portáteis: a PowerVR GX6650.

Conforme nota o site Venture Beat, o novo chip é uma resposta direta ao componente Tegra K1 que a NVIDIA apresentou ao mundo no mês de janeiro.

O novo produto da Imagination tem 192 núcleos dedicados ao processamento gráfico, número que o iguala ao concorrente. De acordo com a fabricante, o produto oferece alto desempenho e — acredite se quiser — é o mais poderoso do mercado. Além do poder elevado, a empresa garante que o chip consome pouca energia.

Apesar de o projeto já estar pronto para o licenciamento, um contato do Venture Beat relatou que é necessário mais 12 ou 18 meses para que o componente seja produzido em massa e distribuído para as desenvolvedoras de smartphones. Isso pode ser um problema, porque a NVIDIA vai entregar o Tegra K1 para as parceiras no segundo semestre de 2014.

Novos componentes vêm aí

Além da GPU, a Imagination Technologies apresentou dois novos núcleos de processadores: o Mips M5100 e o Mips 5150. Esses componentes são capazes de prover segurança e confiança para processadores de baixo csuto.

(Fonte da imagem: Divulgação/Imagination Technologies)

Outra novidade da companhia é o processador de imagem PowerVR V2500 baseado na arquitetura PowerVR Raptor. Ainda não há datas específicas para a chegada das novas peças, mas já é sabido que a Imagination tem parceria com a Allwiner, Toshiba e Actions Semiconductor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.