Recorde mundial de cálculo do Pi é batido por GPUs NVIDIA

1 min de leitura
Imagem de: Recorde mundial de cálculo do Pi é batido por GPUs NVIDIA

(Fonte da imagem: Reprodução/German)

Quando estamos no colégio, por padrão utilizamos o Pi com o valor de 3,14. Mas você já deve saber que ele vai bem além disso, tendo uma infinidade de casas decimais representadas após a vírgula. E o recorde mundial de números calculados foi quebrado entre dezembro de 2012 e janeiro deste ano, graças a uma série de computadores equipados com processadores gráficos da NVIDIA.

O responsável pelo projeto é Ed Karrels, um pesquisador afiliado à Universidade de Santa Clara (nos Estados Unidos). E utilizando um sistema que envolvia um computador com quatro placas gráficas NVIDIA GTX 690, um com duas placas GTX 680 e 24 computadores com uma placa de vídeo GTX 570, ele conseguiu chegar à casa dos 8 quatrilhões de dígitos — muito além do “3,14” do colégio, não é mesmo?

Foram 35 dias de cálculos utilizando GPUs da NVIDIA. O trabalho quebrou recorde mundial, que antes pertencia ao Yahoo! — a marca havia sido obtida com mil computadores utilizando apenas CPUs, calculando o Pi durante 23 dias e atingindo os 2 quatrilhões de dígitos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.