Nova GPU ARM terá até 8 núcleos

1 min de leitura
Imagem de: Nova GPU ARM terá até 8 núcleos

A fabricante de chips ARM acaba de anunciar a GPU Mali-T658. Em termos gráficos, o novo modelo oferece até dez vezes mais desempenho do que a sua antecessora, a Mali-400 MP (utilizada em vários dispositivos, entre eles o Samsung Galaxy S II). Já quando o assunto é processamento, a fabricante garante quatro vezes mais capacidade do que o Mali-T604, modelo que ainda se encontra em estágio de produção.

Simplificando, a sacada da ARM é oferecer o que se precisa para jogos mais rápidos e softwares complexos em smartphones e tablets, aumentando sua participação em um mercado aquecido. Não foram revelados detalhes técnicos, mas a ARM afirma que o Mali-T658 terá capacidade de desktop. Grandes fabricantes, como Samsung, LG e Fujitsu já teriam feito negócio com a nova GPU, e eles passarão a adotar seu novo projeto em aproximadamente dois anos.

Os modelos anteriores da ARM tinham até quatro núcleos, mas a Mali-T658 vai dobrar esse máximo, com cada núcleo oferecendo o dobro da capacidade aritmética de seu antecessor.

“A ideia é a de que, quando todo o poderio é exigido, você aumenta todos esses núcleos. No entanto, ter uma arquitetura multi-core significa que, quando as necessidades são menores, é possível reduzir alguns desses núcleos”, afirmou Jem Davies, da Divisão de Processamento de Mídia da ARM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.