ASUS anuncia nova placa de vídeo RoG Strix GeForce GTX 1080

4 min de leitura
Imagem de: ASUS anuncia nova placa de vídeo RoG Strix GeForce GTX 1080

A famosa linha Republic of Gamers (RoG) de produtos da ASUS voltados para jogos de computador vai ser incrementada pela primeira placa de vídeo com a marca RoG Strix e o poder da GeForce GTX 1080. A novidade foi anunciada pela fabricante recentemente e foi desenvolvida para ser compatível com dispositivos que oferecem experiências de realidade virtual e para garantir desempenho de ponta e bom resfriamento e confiabilidade na hora dos games.

Contando com todo o poder de fogo da mais nova GPU da NVIDIA, a placa da ASUS consegue chegar a um clock de 1.936 MHz no modo OC de sua versão com overclock de fábrica. Segundo a empresa, a RoG Strix GeForce GTX 1080 tem um desempenho superior ao de produtos lançados até então, chegando a se sair 6,5% melhor no 3DMark Fire Strike Extreme e 7,4% durante a execução do jogo mais recente da franquia Hitman.

Especificações técnicas

  • Clock base: 1.607 MHz na placa padrão e 1.898 MHz boost clock no modo gaming da versão com overclock de fábrica
  • Clock turbo: 1.733 MHz na placa padrão e 1.936 MHz boost clock no modo OC da versão com overclock de fábrica
  • PCI Express: 3.0
  • OpenGL: 4.5
  • Memória: 8 GB de RAM GDDR5X
  • Interface de memória: 256 bits
  • Saídas nativas: uma DVI-D, duas HDMI 2.0 e duas DisplayPort 1.4

Temperaturas refrescantes

Buscando estabilidade e segurança mesmo nos momentos em que se exige mais da placa de vídeo, a RoG Strix GeForce GTX 1080 vem equipada com a tecnologia de resfriamento DirectCU III, que conta com heatpipes de contato direto com a GPU feitos para dissipar o calor. De acordo com a ASUS, o sistema supera os modelos de referência e chega a atingir um desempenho de jogo até 30% mais frio.

A tecnologia DirectCU III também inclui lâminas triplas 0dB, projetadas com um design patenteado que proporciona o máximo de fluxo de ar e, segundo a fabricante, melhora a pressão estática sobre o dissipador de calor em 105%. Ao mesmo tempo, o componente consegue operar em um volume três vezes mais silencioso do que os modelos de referência.

A RoG Strix GeForce GTX 1080 virá com uma série de tecnologias da ASUS para melhorar seu resfriamento

Por fim, o conjunto de sistema de resfriamento da placa de vídeo conta ainda com a tecnologia ASUS FanConnect, que permite ligar a RoG Strix diretamente às ventoinhas do gabinete por meio de dois conectores de quatro pinos presentes GPU. Assim, o sistema para de usar somente a temperatura da CPU como referência e tem sua performance de refrigeração otimizada.

Padrão de qualidade

Outro ponto destacado pela ASUS a respeito da novidade é o fato de que todas as RoG Strix GeForce GTX 1080 são fabricadas por meio do processo de produção 100% automatizado conhecido como Auto-Extreme. De acordo com a companhia, esse detalhe exclusivo incorpora materiais de alta qualidade e garante que os produtos tenham mais consistência entre si, melhorando seu desempenho e sua longevidade para todos os consumidores.

O processo de fabricação também tem a vantagem de ser mais ecológico, eliminando produtos químicos e reduzindo o consumo de energia em 50%. O uso de componentes Super Alloy Power II aumenta a eficiência, reduz desperdício de eletricidade, diminui pela metade o zumbido quando sob carga total e permite alcançar níveis térmicos aproximadamente 50% mais frios que modelos anteriores.

Com um design preparado para dar suporte a conteúdos de realidade virtual, a placa também tem duas portas HDMI. Assim, além de ligarem seus monitores, os jogadores podem conectar simultaneamente um dispositivo VR para desfrutar de experiências mais imersivas a qualquer momento, sem ter que mexer nos cabos do computador.

Do seu jeito

Muitas vezes, quem está disposto a pagar caro para montar um PC gamer de ponta acaba buscando mais do que simplesmente ter o melhor desempenho – também há desejo por um visual impressionante para a máquina. Pensando nisso, a RoG Strix GeForce GTX 1080 inclui o sistema de iluminação ASUS Aura RGB Lighting tanto em sua película quanto na placa traseira.

Esse recurso possibilita a personalização do visual do componente com milhões de cores e seis efeitos diferentes. Usando a nova GPU em conjunto com uma placa-mãe RoG Strix X99, por exemplo, os jogadores poderão combinar as configurações personalizadas de suas peças para atingir uma aparência coesa e única para o interior dos seus PCs gamer.

O Aura RGB Lighting permitirá que os usuários personalizem as cores e os padrões dos LEDs de suas GPUs

A inclusão do GPU Tweak II facilita a prática do overclock para todos ao mesmo tempo que oferece opções avançadas para usuários mais experientes. Com um clique, a nova função Gaming Booster maximiza o desempenho do sistema com a remoção de processos redundantes e a alocação automática dos recursos liberados para outras funções.

Por fim, uma licença premium de um ano do XSplit Gamecaster – que custaria US$ 99 (cerca de R$ 357) de forma avulsa – está incluída na compra de uma RoG Strix. Com esse programa, os jogadores podem usar uma interface sobreposta aos jogos para fazer gravações e até transmitir seus gameplays ao vivo. O programa também exibe informações sobre a velocidade de relógio da GPU, a temperatura e o uso de VRM, bem como oferece controles do GPU Tweak II.

“Em breve”

Até o momento, a ASUS não revelou detalhes sobre o preço da novidade ou uma data específica da sua chegada às lojas. No Brasil, tudo o que a fabricante afirmou foi que o lançamento da RoG Strix GeForce GTX 1080 está “previsto para os próximos meses”.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.