GPU mais poderosa da NVIDIA, Tesla P100 chega para parceiros em junho

1 min de leitura
Imagem de: GPU mais poderosa da NVIDIA, Tesla P100 chega para parceiros em junho

Durante a recente GPU Technology Conference 2016, a NVIDIA revelou sua nova placa gráfica top de linha, a Tesla P100, desenvolvida sob a arquitetura Pascal. Agora, parceiros da empresa no mercado revelaram que as primeiras unidades da novidade já serão enviadas pela empresa este ano, chegando para supercomputadores e servidores de nuvem e deep learning nos Estados Unidos em junho.

A poderosa GPU – cujos detalhes você pode conferir clicando aqui – só deve chegar para as fabricantes de produtos voltados para o mercado de servers durante o primeiro trimestre de 2017. O fato da NVIDIA estar focando essa tecnologia na aceleração do desenvolvimento de inteligência artificial e deep learning, no entanto, não significa que a empresa está deixando o mercado de consumidores de lado.

Sistema com oito Tesla P100 exibido pela Quanta durante a GTC 2016

Novos horizontes

Uma das instituições que irão receber os Tesla P100 será o Centro Nacional Suíço de Super Computação (CSCS, na sigla original), que usará a GPU para aprimorar seu supercomputador, o Piz Daint. Segundo a NVIDIA, a arquitetura Pascal é a mais avançada já desenvolvida e consegue entregar desempenho e eficiência sem igual para rodar os programas mais exigentes no quesito computacional.

A empresa afirma que as GPUs Tesla Pascal vão permitir que pesquisadores solucionem problemas maiores e mais complexos, que atualmente estão fora de alcance. O progresso seria facilmente notado na cosmologia, ciência de materiais, sismologia, climatologia e diversos outros campos de estudo.

"As GPUs Tesla com arquitetura Pascal vão permitir que pesquisadores expandam os limites da descoberta científica"

“Os cientistas do CSCS estão usando o Piz Daint para encarar alguns dos mais importantes desafios computacionais dos nossos tempos, como a modelagem do cérebro humano e a revelação de novos insights das origens do universo. As GPUs Tesla entregam um salto massivo em desempenho de aplicativos, permitindo que a instituição expanda os limites da descoberta científica”, afirma Ian Buck, vice-presidente de computação acelerada na NVIDIA.

E os gamers?

Atualmente, a maior parte da receita da NVIDIA continua sendo proveniente da venda de GPUs para jogos, o mercado em que a companhia é mais reconhecida. Embora nada tenha sido confirmado até agora, há relatos de que a empresa pode estar se preparando para apresentar GPUs baseadas na arquitetura Pascal para consumidores já na Computex 2016, que acontece entre os dias 31 de maio e 4 de junho.

O que você espera nas novas GPUs da NVIDIA com arquitetura Pascal? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.