Rumor indica que NVIDIA pode lançar a GeForce GTX 1080 em maio

1 min de leitura
Imagem de: Rumor indica que NVIDIA pode lançar a GeForce GTX 1080 em maio

Informações divulgadas nesta sexta-feira (11) pelo site BenchLife indicam que a nova geração da placa de vídeo top de linha da NVIDIA já tem nome oficial e data para chegar ao mercado. Segundo os rumores divulgados pelo veículo, o novo produto vai se chamar GeForce GTX 1080 e deve chegar ao mercado em maio deste ano, pouco após a Computex.

No entanto, a informação mais importante é que aparentemente o produto não deve usar a tecnologia HBM2, apresentando 8 GB de memória RAM GDDR5X. Em outras palavras, isso significa que vai ser preciso esperar até a Pascal GP100 para obter dispositivos com a solução — algo que faz algum sentido quando levamos em consideração que os módulos HBM2 só devem começar a ser produzidos em massa a partir do terceiro trimestre deste ano.

Dessa forma, em vez de esperar pela produção de novos módulos, a NVIDIA pode estar optando por uma rota mais segura e confiável que utiliza o método FinFET de 16 nanômetros. Segundo o BenchLife, a GTX 1080 deve ter duas conexões DisplayPort, uma saída HDMI e uma saída DVI, além de um conector de energia com 8 pinos (o que significa que seu consumo não deve exceder os 225W).

Para completar, o site afirma que a nova placa de vídeo deve ser lançada no dia 27 de maio, somente quatro dias após a Computex. A data é um tanto estranha quando levamos em consideração a tradição da NVIDIA de introduzir novos produtos em uma terça-feira ou em uma quinta-feira — o que não impede ela de mudar de planos em 2016.

O que você espera das novas GPUs da NVIDIA? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.