Por que o GPS vai ser indispensável na sua vida?

7 min de leitura
Imagem de: Por que o GPS vai ser indispensável na sua vida?

Os aparelhos GPS vêm conquistando cada vez mais as pessoas, independente da área em que trabalham. Se você nunca usou um destes aparelhos, já deve ter ouvido falar neles. Como a maioria das tecnologias, o sistema de GPS sofreu mudanças e atualizações desde o seu lançamento, em 1973. E a evolução não para.

Não há como negar que um aparelho GPS pode salvar o usuário de situações desagradáveis, como ficar perdido em uma cidade totalmente desconhecida. No entanto, o sistema de posicionamento global pode ser usado para muitas outras atividades além daquela para a qual foi inicialmente criado.

Uma prova disso são os aplicativos que fazem uso de geolocalização. Com eles o usuário pode saber tudo o que está acontecendo à sua volta sem ter que necessariamente sair de casa. A utilização da geolocalização ainda está tímida, mas vem crescendo, e muito, nos últimos tempos.

Aplicativo fazendo uso da geolocalização

Pensando nas diversas aplicações que o sistema de GPS pode ter é difícil imaginar que no futuro ele não estará ainda mais presente no cotidiano das pessoas. Cada dia mais e mais aparelhos com receptores GPS surgem no mercado, sempre trazendo alguma aplicação inovadora.

Já que a tendência é que grande parte das aplicações façam uso da geolocalização de alguma forma, que tal conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia, os aplicativos que já existem no mercado e o que esperar para o futuro?

Mas primeiro

Falar sobre geolocalização e GPS é muito legal, mas pode ficar ainda mais interessante se você souber como funciona o sistema de posicionamento global e também qual a diferença entre GPS e geolocalização.

Como funciona o GPS?

O GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) é um aparelho que teve sua origem no Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Sua função é a de identificar a localização de um aparelho chamado de receptor GPS, que nada mais é do que um aparelho que mostra sua posição em terra.

Os sistemas de posicionamento global usam a triangulação para determinar a localização de um receptor em terra. A animação abaixo ajuda a entender um pouco melhor como isso funciona.

Um quarto satélite é necessário para determinar a altitude em que o usuário se encontra. Nem todos os receptores GPS exibem esta informação, mas ela é sempre calculada e enviada para o aparelho.

A geolocalização

Você está aqui!O sistema de geolocalização permite que, a partir de um computador que esteja conectado à internet, os aplicativos e serviços saibam a localização geográfica dos usuários.

Essa geolocalização geralmente funciona com a identificação do IP da máquina, que é capaz de informar o país, a cidade e o horário atual de onde você está.

A geolocalização também pode ser utilizada com dados a partir de um endereço MAC, RFID (identificação de radiofrequência), conexão sem fio e coordenadas de um GPS. Vários smartphones utilizam o GPS integrado para enviar as informações de localização.

Prosseguindo

Agora que você já sabe como funciona o sistema GPS e também o que é a geolocalização, que tal conhecer um pouco melhor os aplicativos que fazem uso dessas tecnologias? Confira como a interação entre as pessoas pode ser extremamente útil em algumas situações.

Onde estou?

Existem diversas opções de serviços que permitem ao usuário postar sua localização em redes sociais. Além de dizerem em que canto do mundo você se encontra, essas aplicações são uma verdadeira mão na roda para quem está em um país ou uma cidade que não conhece muito bem.

Onde estou?

Isso porque os usuários que fazem uso desses serviços podem inserir as mais diversas informações a respeito dos pontos turísticos, bares, restaurantes e outros lugares interessantes para se conhecer nas cidades. Além de mensagens, as pessoas também podem postar fotos do lugar.

Não há como negar que pode ser um pouco estranho aceitar sugestões de lugares para visitar dadas por estranhos. Porém, a ideia é justamente fazer com que os próprios usuários insiram o conteúdo dos serviços deste tipo.

O pioneiro e seus sucessores

O Foursquare foi, talvez, um dos primeiros serviços online de geolocalização que fez sucesso entre os usuários. A ideia principal do Foursquare é permitir que seus amigos vejam onde você está e enviem sugestões de lugares próximos que podem ser visitados.

O Foursquare

Esses amigos podem ser tanto pessoas que você conhece pessoalmente quanto amigos virtuais do próprio serviço online. O Foursquare utiliza o sistema de GPS para determinar a localização do usuário. Dessa forma, ele funciona apenas em celulares que possuem receptores GPS.

Um dos sucessores do Foursquare, pelo menos no que diz respeito à fama, é o Gowalla. Esse sim funciona como uma rede social de mochileiros e pessoas que viajam com bastante frequência.

Nele é possível adicionar fotos e informações a respeito dos lugares que você já visitou. Assim, caso um usuário esteja pensando em viajar para determinada cidade, ele pode entrar em contato com outras pessoas que já estiveram lá para saber quais os melhores lugares para conhecer. O serviço funciona quase como um guia turístico virtual.

O Gowalla

Trânsito e serviços

Além dos serviços que ajudam você a escolher os lugares para visitar há também aqueles que dão uma força para encontrar serviços como: taxi, aeroporto, rodoviária e posto de gasolina. Independente do lugar que o usuário esteja, basta um toque no celular para que as informações sejam exibidas na tela.

O Apontador Taxi, por exemplo, mostra todos os pontos de taxi próximos à sua localização. O mesmo acontece com o Apontador Cinema, que mostra todas as salas de cinema na vizinhança.

O apontador cinema

Se você estiver viajando de carro, alguns aplicativos para celular podem garantir que o passeio transcorra sem problemas. O Apontador Rodoviário ajuda na hora de encontrar o caminho certo para o destino escolhido. Há também o Apontador Radar que avisa o usuário sobre todos os radares de velocidade espalhados pela estrada.

Para evitar congestionamentos você pode usar o Apontador Trânsito, que traz informações em tempo real sobre o trânsito em algumas cidades do Brasil. Ou ainda o novato Waze, que traz a ideia de interação entre os usuários.

Por exemplo, se você estiver preso em um congestionamento, pode acessar o serviço e marcar aquele trecho como congestionado, alertando outros usuários que estão aos arredores para que eles peguem um caminho alternativo.

E o que isso tem a ver com GPS?

A resposta para essa pergunta é: TUDO! Todos esses aplicativos utilizam geolocalização, com base no sistema GPS, para indicar a posição exata dos usuários e mostrar as melhores opções de entretenimento e serviços aos arredores.

SatéliteA única forma de utilizar os aplicativos e serviços listados ao longo deste artigo de maneira adequada é por meio de aparelhos que possuam receptores GPS.

Isso mostra que o sistema de posicionamento global pode ser utilizado de muitas outras maneiras além dos tradicionais navegadores.

Você já deve ter reparado que alguns banners de publicidade parecem específicos demais, como se fossem escritos exclusivamente para uma pessoa. É porque eles sabem de que cidade você está acessando o site. Isso também pode ser facilmente utilizado para tornar a busca por informações básicas mais conveniente, como acessar a previsão do tempo e ver que filmes estão em cartaz nos cinemas de sua cidade.

Em smartphones, o Twitter conta com uma função que se chama "Nearby" (por perto). Ao utilizá-la, é possível ver todas as pessoas que estão "twittando" em regiões realmente próximas a você, sendo capaz de indicar até mesmo qual a distância específica. Serviços online de fotos também estão investindo bastante em geolocalização e geotagging (marcação geográfica).

Quanto tempo isso vai durar?

Muitos usuários ainda têm dúvidas a respeito da durabilidade de serviços e tecnologias como a geolocalização. No entanto, algumas evidências mostram que os serviços deste tipo tendem a se firmar cada vez no mercado.

Uma delas é o número de aparelhos com GPS vendidos nos últimos tempos. O mercado de navegadores cresceu de maneira inesperada nos últimos dois anos, além do grande número de celulares equipados com receptores GPS que surgiu.

Satélite na órbita da Terra

Por mais estranho que pareça, a interação com pessoas desconhecidas é uma das maiores tendências da internet. Outro motivo para que cada vez mais empresas invistam em aplicações que ofereçam este tipo de serviço para os usuários.

Além disso, o sistema de GPS é utilizado por civis há mais de dez anos. As constantes atualizações dos softwares e hardwares dão a entender que a tecnologia não será deixada de lado tão cedo.

Não é incomum ter medo que toda essa maravilha seja deixada de lado com o passar do tempo. Porém, as tendências e os acontecimentos dos últimos anos mostram que talvez esteja na hora de considerar o sistema de GPS algo quase indispensável no cotidiano das pessoas.

.....

Agora que você sabe como funciona o sistema de GPS e conhece diversos aplicativos que fazem uso da geolocalização para a interação entre os usuários, não deixe de enviar sua opinião a respeito do futuro dos GPSs.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.