Iniciativa promete diminuir em até 90% o uso da bateria nos GPS

1 min de leitura
Imagem de: Iniciativa promete diminuir em até 90% o uso da bateria nos GPS
Imagem: Venture Beat

Você gosta de utilizar seu GPS para fazer check-ins em diversos aplicativos ou apenas para utilizar na navegação do seu carro? Se sim, você já deve ter tido problemas com a bateria do celular enquanto utilizava a função. Para resolver este problema, a empresa PathSense está criando um kit de desenvolvimento de software que promete utilizar até 90% menos bateria.

De um modo geral, há muitos meios de encontrar sua localização, mas o GPS é a mais precisa delas. Diferente de todas as outras formas, este novo método de localização quer utilizar os componentes internos do seu smartphone – como o giroscópio, acelerômetro, sensor magnético etc. – para achá-lo no mapa.

Mas que bruxaria é essa?

Calma, não é mágica, é tecnologia. Se você acha que apenas com isso não é possível saber sua localização, está parcialmente certo. De fato apenas esses elementos não servem para encontrá-lo, e é necessário um pequeno detalhe. De acordo com Pete Tenereillo, CEO da empresa, a funcionalidade precisa de um sinal único de GPS ao iniciar um aplicativo, para depois calcular com base nos sensores sua localização exata.

Sim, é só isso. Segundo o CEO, em alguns casos o PathSense é ainda muito mais preciso que o GPS. E, como se não bastasse tudo isso de bom, o kit de desenvolvimento utiliza menos de 10 linhas de código em aplicativos que usam a funcionalidade de localização.

“Quando alguém te promete mágica, e funciona, as pessoas dão valor. Mas sou sempre cético quando me oferecem mágica”, diz o analista Avi Greengart. Parece bom demais para ser verdade, mas Tenereillo garante que que poderemos ver o funcionamento da tecnologia no começo de fevereiro do ano que vem.

De fato é uma funcionalidade útil e especialmente lucrativa para aplicativos que dependem de GPS, e esperamos ansiosamente para ver o mágico retirar o coelho da cartola. E você, acha que veremos a mágica acontecer ou é apenas conversa fiada?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.