Review: Nokia 5800 Comes With Music

17 min de leitura
Imagem de: Review: Nokia 5800 Comes With Music

Uma caixinha preta com muitos círculos coloridos é o primeiro contato que você tem com o Nokia 5800 Comes With Music. Dentro dela, um dos smartphones mais desejados pelos geeks de plantão - entre os que não se renderam ao iPhone - junto com todo o material do programa de distribuição de música da empresa finlandesa.

Com vários acessórios na caixa para mostrar que o jogo do 5800 é realmente o uso como central multimídia - além do fone estéreo com controles de música e chamada, também cabos para ligar o aparelho à televisão - tudo está bem organizado e fácil de encontrar na caixa.

Primeiras impressões

O telefone é um candybar de tamanho normal - felizmente, nada como os aparelhos da série E da Nokia - e com um acabamento interessante. A textura da carcaça plástica é suave e agradável ao toque, enquanto a bateria apresenta uma textura de linhas praticamente impossível de ser percebida apenas pelo toque. Todos os botões são encontrados facilmente, mas ainda bem que são poucos os destaques do corpo principal do telefone.

As portas das entradas do cartão de memória e do chip SIM são colocadas na lateral esquerda do aparelho, e se integram bem à silhueta. O acesso ao SIM exige a retirada da bateria, o que não acontece com o cartão microSD. Ambas as portas desses acessos estão tão bem alinhadas à superfície do aparelho, na verdade, que é até um pouco difícil abri-las. No teste, a stylus que acompanha o aparelho cumpriu a função de alavanca para a abertura das duas portas. Olhando de perto, também percebe-se a grade do alto-falante, alinhada à câmera mas na lateral superior do aparelho, e o orifício por onde se prende a correia com palheta que acompanha o telefone na parte inferior.

No lado direito os botões de controle do volume de som, a trava da tela e o botão da câmera estão bem distribuídos. Os controles de volume, foram alcançados facilmente - tanto com a mão direita quanto com a esquerda - durante os testes de utilização. A trava da tela é um botão de arrasto. Movendo-o para baixo a tela e todos os botões do aparelho são desabilitados, com exceção do botão de liga/desliga. Destrava-se o aparelho com a repetição do movimento de deslizar o botão.

Além da entrada micro USB 2.0 de alta velocidade, também o conector de energia, um conector Nokia de 3,5 mm -que é a entrada e saída de áudio para os fones e também a saída AV quando o telefone se conecta a uma televisão - e o próprio botão de liga/desliga estão na parte superior do aparelho.

O microfone de conversação é descoberto por um orifício mínimo na face inferior do 5800.

A traseira do aparelho é a capa da bateria, com uma janela transparente para a lente da câmera e os LEDs do flash. A stylus também encaixa na capa da bateria, na parte inferior e próximo ao botão de disparo da câmera.

Nokia 5800 Comes With MusicChegamos então à parte principal do telefone. A parte superior da face frontal apresenta o orifício do alto-falante usado em ligações, o sensor de proximidade que desliga a iluminação da tela durante uma conversação, a câmera VGA usada em videochamadas e o botão sensível a toques XpressMusic.

A tela do 5800 tem 3,2 polegadas, com resolução de 640 x 320 pixel. A proporção é widescreen de cinema 16:9, e reproduz até 16 milhões de cores. A tela touchscreen é resistiva, ao contrário do iPhone, por exemplo, que apresenta tela capacitiva. Na prática, a sensibilidade da tela do 5800 é menor do que no iPhone, mas isso não chega a atrapalhar sua utilização.

Três botões atravessam a parte inferior da tela. À esquerda o botão verde acessa a lista de chamadas feitas, atende ligações recebidas e inicia ligações, à direita o botão vermelho encerra chamadas e volta à tela inicial e entre eles o botão branco que acessa o menu principal.



O quê o 5800 Comes With Music tem?

Claro que, após conferir por fora um brinquedinho bacana como esse, não tem como não explorá-lo mais a fundo. Mas antes de desenvolver a experiência de utilização do 5800, é uma boa saber quais as especificações do aparelho, para poder julgar melhor se ele atende ou não ao que promete.

Tabela de especificações do Nokia 5800 Comes With Music

Contato inicial

A primeira percepção do 5800 é a mesma de quase todos os aparelhos da Nokia. O botão liga/desliga é pouco confortável, pequeno e para ligar o telefone é necessário pressioná-lo por vários segundos até a inicialização. A partir do momento em que a carga corre, mais alguns segundos de animação da fabricante e da operadora até a tela inicial surgir.

A tela mostra os atalhos para aplicativos, o relógio e informações de data, hora, bateria e sinal da rede. Logo abaixo dos atalhos de aplicativo uma pequena área da tela é reservada aos alertas do calendário, mostrando compromissos que você já tenha marcado.

Tela inicial do 5800 Comes With Music, mostrando a barra XpressMusicNa parte inferior, os botões para o discador e para a agenda de contatos estão lado a lado. A maior parte da tela não é utilizada, fato que a Nokia prometeu consertar em atualizações do firmware do aparelho, melhorando a utilização de espaço da tela com aplicativos e mais atalhos, nos moldes da tela inicial do N97. No Brasil essa atualização ainda não está disponível.

Pressionando qualquer tecla sensível a toque, o sistema abre o aplicativo relacionado com relativa rapidez. Como os outros smartphones usando Symbian como sistema operacional, é possível manter diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo, e mudar a visualização entre eles pressionando o botão de menu por alguns segundos, facilitando o multitasking.

Além dos atalhos e botões físicos, a tecla XpressMusic, perto da câmera frontal, abre uma barra de atalhos de mídia, com links para os aplicativos de música, galeria de imagens, compartilhamento online, biblioteca de vídeo e para o navegador de internet.


Atalhos mil

Além de todas as teclas óbvias do item anterior, a interface do 5800 também oferece alguns atalhos mais discretos, que permitem acessar rapidamente diversos serviços e aplicativos. Tocando no mostrador da bateria, uma pequena janela aparece mostrando quais as conexões estão ativas no aparelho, e permitindo acessar as configurações de rede, bem como opções do relógio e de alarme. Da mesma forma, um toque no relógio da tela inicial leva automaticamente a esse aplicativo.

Ainda na tela inicial, tocando na data um menu com opções para abrir o calendário ou mudar o perfil de utilização do aparelho.

Descobrindo o 5800

Abrindo o menu principal do aparelho no botão físico, uma série de aplicativos e serviços serão mostrados. Como já é padrão nos telefones usando Symbian, a visualização em grade oferece ícones grandes e de fácil visualização.

Na base de todas as telas de menu e de aplicativos, dois botões de toque serão mostrados, com funções dependentes do que está à mostra na tela. Tanto menus quanto aplicativos também podem ser usados com o aparelho na horizontal, em posição "paisagem". Neste caso, os botões ficam sempre do lado direito. Aliás, sobre a posição horizontal, é sempre bom lembrar que ela só existe quando o botão da câmera está apontado para cima. Ao contrário do iPhone, que gira em 360º, o 5800 só tem duas posições. Colocar as portas de SIM e microSD para cima não irá girar a tela.

Comes With Music

Player de audioTão importante para o sucesso deste aparelho, o serviço Comes With Music da Nokia permite o download gratuito de milharess de músicas, dentro do período de um ano. Para isso, dentro da caixa do aparelho existe um número e um folheto de instruções de cadastro. Um CD também é fornecido, para a instalação do serviço em um computador rodando Windows.

O Comes With Music é uma parceria da Nokia com quatro grandes gravadoras mundiais, selos nacionais e editoras musicais independentes, e apresenta um catálogo de músicas respeitável - ainda que não seja tão vasto quanto o da iTunes Store.

Outro probleminha das músicas baixadas pelo serviço é que todas as músicas são disponibilizadas em formato WMA protegido por DRM (Digital Rights Management). Assim sendo, não é possível reproduzir as músicas baixadas do Comes With Music em um aparelho diferente daqueles cadastrados com um mesmo número serial.

A qualidade de áudio do 5800 é excelente, permitindo a reprodução fiel de graves e agudos. Mesmo os fones de ouvido diminutos que acompanham o smartphone apresentam uma qualidade de som surpreendente.


Foto e vídeo

Câmera do 5800 Comes With Music de 3.2 Mpixel e ótica Zeiss decepcionaA câmera de 3.2 megapixel do 5800 é provavelmente sua característica mais frustrante. Enquanto aparelhos das séries E e N da Nokia já possuem câmeras com até 5 Mpixel de resolução e com uma qualidade de imagem surpreendente para celulares, o 5800 sofre um tanto para fazer imagens mesmo em condições medianas de iluminação. A noite ou em ambientes mal iluminados, é melhor nem pensar na possibilidade.

Em termos de fotografia, ainda existe uma pequena esperança, já que em condições ótimas - dias muito claros, ambientes bem iluminados etc - a performance de captura de imagens é regular. Pouco ruído, foco mediano e imagens com "aquela carinha" de foto de celular, mas passáveis. Fora dessas situações, que dependendo da cidade onde você mora são virtualmente inexistentes, é melhor ter outra câmera para usar. Em situações de pouca claridade, além da captura ser deficiente, o próprio autofoco da câmera não funciona direito, dificultando ainda mais fotografar decentemente.

Para filmar, então, a situação é ainda mais decepcionante. Apesar dos números das especificações sugerirem imagens boas, o aparelho não entrega esse resultado. Granulação excessiva e ruído estragam praticamente qualquer vídeo feito fora daquelas mesmas condições excelentes para gravação.

E possível também utilizar a câmera secundária para filmar ou fotografar. Dessa forma, a qualidade da imagem diminui ainda mais, porém permite a utilização do 5800 em autorretratos.

Editores

Tanto a câmera fotográfica quando o dispositivo de filmagem dispõem de editores de imagem.
Para fotografias, é possível aplicar ajustes de tamanho, brilho, cor e contraste, recortes de enquadramento, mudanças de cor para preto-e-branco e sépia, inclusão de clip-arts, redução de olhos vermelhos etc. Tudo isso é aplicado rapidamente a partir do menu de edição.

Já o editor de vídeo é acionado diretamente na galeria de mídia, e permite mesclar clipes, alterar sons, cortar frames e adicionar textos.

A partir da galeria de mídia é possível também enviar fotos e vídeos por mensagens MMS ou email a seus contatos.

Ovi

Nokia 5800 Comes With Music

O serviço de integração da Nokia, batizado de Ovi, permite que você sincronize dados do seu telefone com um servidor online, garantindo que você não perderá contatos, mensagens e diversas outras informações que guarde no seu aparelho. Além disso, também existe a Ovi Store, onde - direto do seu celular ou a partir de um computador - você pode comprar e baixar aplicativos e widgets - muitos deles gratuitos, vale comentar - para seu smartphone.

O Veredito

De maneira geral, o 5800 é um aparelho muito satisfatório. Não apresenta a beleza da interface do iPhone, porém é um equipamento versátil e bastante funcional. A entrada de texto através do teclados é simples e bastante confiável, a qualidade de som em ligações, gravando ou reproduzindo arquivos de áudio é excelente, a conexão com a internet - dependendo também da sua operadora ou do hotspot WiFi disponível - funciona com tranquilidade.

Mas ele tem seus defeitos, principalmente a câmera sofrível e o DRM nos arquivos baixados no serviço que dá nome ao aparelho.No Brasil, é possível comprar o Nokia 5800 Comes With Music desbloqueado direto da fabricante, por R$1699,00.

Nas operadoras TIM, Claro e Vivo, através de subsídios por planos de voz e dados, é possível consegui-lo até mesmo de graça.

Interessou? Confira mais detalhes sobre o aparelho e as possibilidades que ele oferece logo depois de tirado da caixa na próxima página.

($paginacao$)

Agora vamos detalhar mais sobre os aplicativos padrões do aparelho, navegabilidade e outros acessórios. Será que o 5800 excede às expectativas? Ou ele é muito semelhante aos outros celulares existentes no mercado? Confira abaixo!

Aplicativos padrão

Contatos e discador

O aplicativo básico de qualquer telefone celular. Como o 5800 é um smartphone, o uso das entradas de contato não está limitado apenas a números de telefone.  Além das informações básicas de nome e números residenciais, celular e de trabalho, também é possível adicionar endereços de email, links de sites, aniversários e outras datas especiais (que serão sincronizadas com o calendário) e outros dados menos relevantes.

A grande jogada é que, ao abrir o menu de um contato que disponha de um endereço de email, por exemplo, é possível abrir uma nova mensagem de correio eletrônico automaticamente, apenas tocando no botão de envio de mensagens. Este mesmo botão permite também a composição de SMS/MMS.

O discador é apenas um teclado numérico comum, com teclas para abrir a agenda de contatos e iniciar a chamada. Nas suas opções é possível abrir configurações de chamada, discagem rápida e acessar listas de chamadas recentes e contatos.

Chamadas de áudio e vídeo

A qualidade de áudio é muito boa, ainda que o viva-voz não seja tão potente. O fone de ouvido que acompanha a caixa do aparelho dispõe de controles de volume e de aceitar/desligar chamadas, além de um microfone simples. Com ele, mantendo o microfone próximo a boca, a qualidade de chamada também é surpreendente. Durante uma chamada normal, a tela se apaga quando o aparelho é aproximado do rosto, graças ao sensor de proximidade ao lado do alto-falante principal. Isso economiza energia na bateria e aumenta o conforto durante a ligação.

A qualidade das chamadas de vídeo depende muito do nível de sinal da rede no momento da chamada, porém a câmera VGA com capacidade de transmitir 30 fps atua relativamente bem.

Calendário

CalendárioO calendário do 5800 tem quatro visualizações principais. A visualização de tarefas mostra apenas eventos que devem ser realizados e podem ser marcados como feitos, enquanto na visualização diária, é possível analisar cada tarefa marcada para o dia mostrado na barra superior.

A visualização mensal mostra todos os dias do mês em um quadro, e dias que tenham eventos definidos são mostrados com um marcador vermelho triangular. Tocando no dia, as tarefas agendadas são mostradas no painel abaixo do calendário. Já a visualização semanal mostra um quadro de horários, com os dias da semana no topo e barras mostrando o tempo ocupado por cada tarefa em cada um dos dias. Aqui também selecionar uma das barras mostra detalhes do evento no painel inferior.

Em todas as visualizações existem teclas de toque para alterar visualização, adicionar reuniões e adicionar atividades. Reuniões são eventos simples, enquanto atividades são mostradas na visualização de tarefas, e podem ser marcadas quando completadas.

Mensagens

MensagensO 5800 permite o envio de mensagens de texto (SMS), multimídia (MMS) e emails. Ao abrir o aplicativo de mensagens, você perceberá que a caixa de entrada tanto para SMS quanto MMS é a mesma. Também é nessa caixa de entrada que arquivos enviados via Bluetooth são recebidos. A composição de mensagens pode ser aberta através do aplicativo Mensagens ou a partir da agenda de contatos, tanto SMS/MMS quanto emails.

Para configurar uma conta de email no telefone, basta acessar as configurações do aplicativo e seguir pelos itens de menu que serão mostrados. Vários servidores de email - Gmail, Yahoo!, Hotmail - já estão preconfigurados, facilitando muito a utilização desses serviços. Para acessar outras contas de email, como por exemplo endereços de correio eletrônico empresariais, recomenda-se o uso de um outro aplicativo, o Nokia Exchange, disponível gratuitamente para download.


Navegador de internet

NavegadorO browser OSS que já vem embarcado no 5800 é funcional e bem simples de utilizar. Além de acessá-lo através do menu, também é possível abrir o aplicativo direto de qualquer tela, através do atalho presente na barra XpressMusic. Quando aberto, o navegador irá exibir uma lista de marcadores relacionados à sua operadora, à Nokia e outros serviços populares da internet, como o YouTube. As teclas de toque dessa visualização permitem adicionar ou remover marcadores, com a tecla para inserção de um endereço web entre elas.

Entre as alternativas ao OSS disponíveis para download, Opera Mini e Skyfire são as mais conhecidas. Vale lembrar que mesmo esses navegadores ocasionalmente dependem do OSS para algumas tarefas. Downloads de aplicativos normalmente são redirecionados para o browser padrão da Nokia, por questões de segurança.

Nokia Mapas

Google MapsFazendo uso da antena de GPS do 5800, este aplicativo transforma o smartphone em um navegador portátil capaz de sugerir rotas de deslocamento tanto dirigindo quanto caminhando. O download dos mapas de diversas cidades é gratuito, porém para receber as instruções de trânsito por áudio é necessário fazer uma assinatura do serviço. Uma alternativa ao Nokia Mapas é o GoogleMaps, também gratuito e que também não dispõe de instruções de voz.

Vários outros aplicativos também estão disponíveis no 5800 recém tirado da caixa, porém estes foram os principais. Vale comentar que existem também muitos outros programas disponíveis para o sistema Symbian s60 v5, e que alguns softwares para s60 v3 (sistema operacional do N95 e da série E da Nokia) podem funcionar de maneira limitada no 5800.


Usando o aparelho

A resposta da tela touchscreen do 5800 é muito boa, apesar de usar um padrão resistivo. Esse padrão determina que deve existir algum tipo de pressão na tela para que o toque seja registrado, e permite o uso de uma stylus simples, o que não acontece com telas capacitivas, que funcionam a partir de campos elétricos e da condutividade da pele.

Toda vez que um toque na tela é registrado, o aparelho vibra suavemente, avisando ao usuário que algo foi feito, o que gera um conforto muito grande na utilização do 5800. Ocasionalmente, um ou outro toque é perdido, devido até mesmo à limitações de sensibilidade da tela, mas isso não chega a comprometer a experiência.

Um teclado para cada usuário

Miniteclado QWERTYNem tanto, já que são apenas três variações de teclado, e todos eles são intercambiáveis na maioria das situações. O teclado padrão de telefone, alfanumérico com digitação T9 é usado em alguns aplicativos para a entrada de senhas numéricas e no discador. As teclas são grandes, ocupando mais de metade da tela, e confortáveis.

São duas opções de teclado QWERTY disponíveis. O miniteclado pode ser usado com o telefone tanto na vertical como na horizontal, flutua na tela acima do aplicativo que o abriu e pode ser arrastado para diferentes posições na tela. Pelo tamanho pequeno das teclas, recomenda-se a utilização da stylus para a digitação, mas quem tem unhas compridas pode usar - com cuidado para não riscar a tela - os cantos das unhas sem problemas.

O teclado QWERTY fullscreen só pode ser usado com o telefone na horizontal e permite que a digitação com os dois dedões aconteça de forma fácil e rápida. Ocasionalmente alguns erros de acontecem, já que o espaço da tela não é enorme, mas ainda assim eles podem ser associados mais à velocidade de digitação do que a toques errados. Para quem tem dedos realmente muito grandes, é provável que o miniteclado seja mais confortável de usar, uma vez que pressupõe a stylus como dispositivo de entrada.


Reconhecimento de escrita

Além dos teclados, o 5800 também permite que você escreva os caracteres de maneira semelhante a PDAs. É necessário ensinar ao aparelho a reconhecer seus caracteres, e o uso da stylus se torna essencial. Depois de treinar um pouco, fica bem fácil escrever, porém qualquer texto demora mais a ser escrito assim quando comparado com a velocidade de escrita nos teclados QWERTY.

Outros acessórios

Pequenos detalhes costumam ser decisivos na hora de conquistar a fidelidade de um cliente, e a Nokia sabe disso. Além dos fones de ouvido com controles de som e chamada, do cabo para ligar o aparelho à televisão e a própria stylus, dois pequenos "brindes" estão presentes na caixa do 5800.

Acessórios

O primeiro - e certamente o mais útil dos dois - é um elástico portando uma palheta semelhante às usadas por guitarristas. A escolha da palheta provavelmente foi influenciada pelo viés musical do aparelho, porém a mesma é um substituto ocasional à stylus, permitindo o acesso à interface de maneira rápida e fácil. Prendendo o elástico na parte destinada aos "chaveirinhos" tão comuns em celulares, ela muitas vezes será mais usada que a própria stylus.

A stylus é muito confortável, mesmo tendo um formato meio estranho para encaixar no compartimento da bateria. Quem usou PDAs, vai sentir a diferença do formato cilíndrico dos aparelhos mais antigos em relação à do ponteiro da Nokia, e não deve achar isso ruim. O grande defeito dessa peça é o desgaste do compartilmento onde ela é guardada. Com o passar do tempo, tirar e recolocar a stylus começa a se soltar de seu estojo com facilidade, aumentando o risco de perdê-la.

O outro acessório digno de nota, apesar de sua simplicidade, é o suporte para mesa. Pode não fazer sentido em primeiro momento, mas quem assiste vídeos mesmo quando está fora de casa certamente fará bom uso desse pedacinho de plástico. Até mesmo para outras tarefas - em especial se você for escrever usando o miniteclado QWERTY - o suporte oferece uma situação agradável de utilização, mantendo o aparelho em um ângulo apropriado para a visualização da tela.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.