Waze lança sensores para você não se perder nos túneis do Rio

1 min de leitura
Imagem de: Waze lança sensores para você não se perder nos túneis do Rio
Imagem: Waze

O aplicativo de GPS Waze agora possui uma nova extensão, chamada de Waze Beacon Program. A empresa fechou uma parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro que permite a instalação de sinalizadores nos túneis da cidade, fornecendo, através de conexão Bluetooth, o mapeamento subterrâneo nos locais onde os celulares geralmente perdem o sinal.

Os Beacons são instalados nas paredes dos túneis e enviam informações de localização para o aparelho do motorista (uma comunicação apenas em mão única), permitindo que o Waze ou outros aplicativos de navegação ofereçam rotas e alertas em tempo real. Assim, o objetivo é que o motorista não perca saídas dentro do túnel, que deve reduzir os acidentes que ocorrem devido à mudança de faixa em cima da hora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ideia partiu de um dos engenheiros do Waze, Gil Disatnik, que começou a pensar no problema de desconexão comum dentro de túneis devido ao concreto e a fatores ambientais, que deixa os motoristas sem a visualização de rota, trânsito e perigos próximos.

Funcionamento do Waze Beacons será via Bluetooth

Mas calma, ainda não chegou em todo o Brasil

A extensão chegou apenas ao Rio de Janeiro, por enquanto, mas a empresa abriu o projeto para parceiros municipais do programa Connected Citizens do Waze, assim como para outras municipalidades e concessionárias que administram estradas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.