Governo cria o portal BrasilExport para facilitar comércio exterior

1 min de leitura
Imagem de: Governo cria o portal BrasilExport para facilitar comércio exterior
Imagem: Negócios Umcomo

O governo brasileiro tem uma nova iniciativa na internet para facilitar o comércio exterior. O BrasilExport funcionará como um guia de oportunidades de negócios e investimentos no Brasil e no exterior. A página foi criada diante do “aumento da importância da promoção comercial e da atração de investimentos para o dinamismo da economia nacional”.

Concebido de maneira essencialmente informativa, o website foi desenvolvido a partir do esforço conjunto entre os Ministérios das Relações Exteriores (MRE); do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), iniciado em 2012. O portal estará disponível em espanhol, inglês e português, com uma compilação atualizada de dados do governo, visando a promoção das trocas comerciais entre o Brasil e outros países e a captação dos investimentos estrangeiros.

A nova plataforma também reúne um grande acervo de informações sobre oportunidades de negócio e de investimentos, além dos principais produtos e serviços disponibilizados pelos órgãos brasileiros dedicados ao tema. O portal é capaz de tirar dúvidas especificas de seus usuários, por meio de um sistema de envio de perguntas e respostas.

A opinião dos Ministros

“O BrasilExport é uma plataforma extremamente relevante porque cria uma coordenação de um conjunto de informações que já eram produzidas pelo governo. No entanto, agora, podemos compartilhar, em um mesmo sítio eletrônico, todo o conjunto de informações relevantes para as atividades de comércio”, declarou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauro Borges.

Para o ministro, essa é uma inovação necessária para o atual momento da economia mundial, saindo de uma crise e se encaminhando para um lento processo de recuperação. “Nossa escala [de comércio] de hoje merece instrumentos inteiramente compatíveis com os dias que vivemos, em que a força das ferramentas digitais é fundamental para a efetivação do comércio”, explicou Mauro Borges, ao ressaltar que o comércio exterior brasileiro soma cerca de US$ 500 bilhões "quatro vezes mais do que no começo da década de 2000”.

Para o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, o BrasilExport servirá para desburocratizar o sistema de comércio exterior brasileiro e permitirá a difusão de conhecimento relacionado ao tema. “Essa iniciativa, entre três ministério, ampliará cada vez mais e aperfeiçoará a nova realidade de administração pública, cujos temas são transversais e merecem tratamento sistêmico”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.