Brasileiros podem tirar segunda via do CPF pela internet

1 min de leitura
Imagem de: Brasileiros podem tirar segunda via do CPF pela internet

(Fonte da imagem: Divulgação/Receita Federal)

A Agência Brasil, agência de notícias oficial do Governo Federal, divulgou nesta sexta-feira (02) uma nota informando que qualquer cidadão brasileiro inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode retirar um comprovante de inscrição pela internet, no site da Receita Federal. Esta impressão vale também como segunda via do documento, que não é mais emitido fisicamente (cartão de plástico) desde junho de 2011.

Antes, o recurso estava disponível apenas para quem estava cadastrado no Centro de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), e apenas mediante uso de certificado digital ou de um código de acesso obtido via recibo de entrega das duas últimas declarações de Imposto de Renda.

De acordo com a Receita, a nova medida permite que 140 milhões de brasileiros possam finalmente emitir um comprovante de cadastro no CPF pela internet, e sem muitas complicações. O órgão afirmou ainda que o contribuinte pode usar outros documentos em que conste o número do CPF para comprovar seu cadastro, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social e ainda o antigo documento de CPF.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.