Como fabricantes de carros estão integrando a GoPro em seus veículos

2 min de leitura
Imagem de: Como fabricantes de carros estão integrando a GoPro em seus veículos
Imagem: topgearsolutions

A GoPro lançou o seu Developer Program em San Francisco, EUA, na última quinta-feira (14/04), e, no evento, havia algumas empresas do setor automobilístico mostrando como integraram as câmeras da anfitriã em seus carros.

A BMW, por sua vez, apostou em uma abordagem mais esportiva, o que já atrai milhares de usuários das câmeras GoPro. A companhia integrou o sistema das câmeras ao seu app M Laptimer, que pode ser operado a partir do painel do carro ou mesmo direto no smartphone.

O app por si só já consegue registrar todo o trajeto que você faz ao dirigir o carro em determinada trilha/pista, especificando velocidade em cada trecho, entre outros dados de telemetria. Com a integração com a GoPro, o M Laptimer agora consegue integrar vídeo a essas informações.

É possível filmar com sua GoPro, dentro ou fora do carro, e sincronizar o vídeo com os dados obtidos pelo app. Assim, conforme você avança o carro no mostrador do trajeto percorrido na tela, é possível ver o vídeo capturado exatamente ali.

Para funcionar, você precisa ter um smartphone Android ou iOS conectado ao painel do veículo, que precisa ter sido fabricado a partir de 2011. Com o Laptimer instalado nesse aparelho e espalhado no veículo, você faz o pareamento via WiFi com a câmera, e ela grava a filmagem no cartão de memória já com os metadados do app.

Depois da corrida, é possível importar o vídeo para o smartphone e ver todo o conteúdo paralelamente com as informações do carro de forma sincronizada.

Para a família

A Volkswagen preferiu adotar as GoPro em seus carros de uma forma diferente. Com o lançamento de uma nova minivam na Europa, Touran, e empresa resolveu aprimorar o seu sistema MirrorLink com o lançamento de um novo app, o CamConnect.

Isso permite que o sistema do carro se conecte a uma série de câmeras e mostre a visualização do que elas estão capturando em tempo real no painel. Você pode começar gravações, fazer fotos e tudo mais. Diferente do que vimos na BMW, esse sistema é voltado para famílias que saem em viagens de carro pela estrada.

Assim, as GoPro ficam voltadas para dentro do veículo, capturando os momentos que aquelas pessoas passaram juntas. Contudo, isso não impede você de montar suas câmeras voltadas para fora e filmar o tráfego, por exemplo.

Infelizmente, esse app em específico só está disponível no mercado europeu, e, mesmo que você tenha um carro VW com MirrorLink, como o Novo Gol, não poderá baixá-lo por enquanto.

Off Road

A Magellan não é uma fabricante de automóveis, como as outras duas, mas ela também está trabalhando com a GoPro nessa linha. A empresa integrou as câmeras ao seu navegador off road, o eXplorist TRX7, que consiste basicamente em um tablet totalmente elaborado para navegar via GPS por trilhas e estradas difíceis.

Com uma GoPro conectada, o navegador consegue gravar imagens em HD da trilha percorrida e, da mesma forma que vimos no caso da BMW, atribuir a gravação ao um ponto específico no trajeto marcado pelo GPS.

Esse modelo da Magellan ainda não está disponível no Brasil no site nacional da marca, mas a empresa pretende fazer a distribuição global em breve.  Contudo, não sabemos o quanto ele pode custar por aqui.

Fique ligado no TecMundo para mais conteúdo sobre o lançamento do GoPro Developer Program.

O TecMundo viajou à San Francisco para o evento de lançamento do programa de desenvolvedores a convite da GoPro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.