Google Imagens anuncia sistema de pesquisas por assunto

1 min de leitura
Imagem de: Google Imagens anuncia sistema de pesquisas por assunto

Em breve será possível buscar imagens nos servidores do Google com um novo tipo de pesquisa: as buscas por assunto. Com esse novo sistema, os usuários poderão filtrar suas pesquisas com mais clareza, mesmo que desconheçam os exatos termos que precisam digitar.

Por exemplo: para encontrar imagens de um cão, cuja raça é desconhecida, basta escrever “cachorro” e o sistema irá dividir os cães por raças. O mesmo pode ser aplicado a cidades. Digitando “Londres”, por exemplo, os resultados serão divididos entre os principais pontos turísticos que estiverem com imagens cadastradas nos servidores do Google.

Como funciona?

O sistema, que recebe o nome de “Sort by subject” (Disposição por assunto), utiliza algoritmos para a identificação de palavras-chave similares, criando “redes de relacionamento” entre os resultados. Com isso, as palavras-chave mais comuns são utilizadas como referência para a nomeação do grupo.Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Também há algoritmos similares aos utilizados no Google Similar Images. Estes são responsáveis pelo reconhecimento e agrupamento das imagens de acordo com a disposição dos pixels, criando relações entre fotografias e os termos de pesquisa que direcionam os usuários até elas.

Quando o sistema vai ser disponibilizado?

Já na semana que vem, pelo menos boa parte dos servidores dedicados ao Google em inglês serão atualizados com o novo sistema. Os demais idiomas (como é o caso do português) devem demorar pelo menos uma semana a mais para receber a novidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.