Google registra patente de caminhão que faz entregas sem motorista

1 min de leitura
Imagem de: Google registra patente de caminhão que faz entregas sem motorista
Imagem: Google Commerce

Uma nova patente registrada em nome do Google revelou um plano bastante ambicioso da empresa: realizar entregas utilizando um caminhão autônomo, sem motorista, que vai até a porta de sua casa levar o que você comprou pela internet. Isso pode ser uma grande concorrência para a Amazon, que vem testando com afinco seu futuro sistema de entregas utilizando drones automáticos, mas que ainda está longe de ser colocado em prática por causa de toda a burocracia envolvendo esses dispositivos voadores.

A patente em si descreve uma plataforma autônoma de entrega para caminhões. Os veículos seriam adaptados para possuírem uma série de armários trancados por senhas que apenas o receptor da compra saberia. Assim que o caminhão chegasse a sua porta, você receberia um aviso, iria até o caminhão e encontraria o compartimento referente ao seu produto. Após inserir o código correto, seria só pegar o produto e liberar o caminhão.

Praticidade na porta da sua casa

Outros recursos presentes na patente indicam que a abertura dos compartimentos poderia ser feita através de validação do cartão de crédito do cliente ou mesmo NFC, a Near Field Communication, presente na maioria dos smartphones mais modernos.

A parte mais complicada, porém, não é muito esclarecida no registro de patente: como esse caminhão vai andar por aí sem motorista? Sabe-se que a Google vem trabalhando com afinco para desenvolver um sistema de direção autônoma em carros e que as pesquisas e os testes já estão em estágio bastante avançado.

No entanto, como isso seria adaptado a um caminhão, um veículo que ocupa muito mais espaço e tem o potencial de fazer muito mais estragos, ainda é um mistério, pelo menos para a gente. Tudo que é dito na patente é que o veículo deveria se orientar através de sensores, câmeras e lasers que detectam distância para lidar com as vias e o trânsito ao redor.

Você acha que um sistema autônomo de entregas por caminhão pode dar certo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.