Criando seus próprios temas para o Orkut

Chega de mesmice, solte a imaginação e crie seus próprios temas para o Orkut.
  • Visualizações164.864 visualizações
Por Elaine Martins em 12 de Novembro de 2008

Desde a sua criação, o Orkut não pára de crescer e, a cada dia, centenas de pessoas entram na onda do maior site de relacionamentos que virou febre no Brasil. Mesmo com as novidades recém lançadas pelo grupo, os usuários ainda sentem falta de ferramentas que permitam alterar as cores do perfil, saindo um pouco do azul tradicional.

Uma alternativa para acabar com a mesmice do portal de relacionamentos é o uso de ferramentas como o Orkut Theme Generator, que nada mais é do que um script que modifica o fundo do Orkut com uma imagem que você mesmo escolhe. Apesar de parecer difícil, o uso da ferramenta é simples, e permite que você dê uma mudada no visual do site.

Complemento necessárioGreasemonkey

Para que os temas criados tenham efeito no Orkut, é preciso que você tenha instalado uma extensão do Firefox chamada , que permite executar pequenos códigos de JavaScript. Clique aqui para saber mais detalhes sobre esta ferramenta e entender como ela funciona.

Primeiros passos

Antes de começar a criar seus temas, é preciso que a imagem a ser usada esteja hospedada na Internet. Existem alguns sites de hospedagem gratuitos que você pode utilizar para colocar suas fotos na Web, como é o caso do Overpick, MediaFire, Clip2Net e o português HDD.

A escolha da imagem é muito importante. Se a foto for muito escura pode tornar-se cansativo olhar para a tela do computador, por outro lado, se ela for muito clara, fica quase impossível ler alguma coisa. Outro detalhe importante é o tamanho (largura e altura) que a foto terá. Imagens maiores não se repetem no fundo, e tornam a visualização mais agradável aos olhos.

Coloque o link da imagem.

Feito a hospedagem, copie o endereço da imagem a fim de poder colocá-la como fundo do Orkut. Para isso, acesse o serviço Orkut Plus e, nas caixas de texto presentes no centro da tela, adicione o endereço da imagem no campo “Image Link - Use Large Images for Best Results“ (link da imagem – use fotos grandes para melhores resultador).

Logo abaixo, em “Desired Userscript File Name” (nome desejado para o script), coloque o nome pelo qual o seu tema será conhecido.Após preencher os campos corretamente, clique em “Create Theme” (criar tema) e aguarde alguns instantes.

Caso tudo ocorra bem durante a criação do tema, a tela seguinte exibirá os links para a pré-visualização e execução deste. Caso contrário, uma mensagem de erro será exibida e você deverá fazer o processo novamente.

Instalando o tema

Agora que seu tema já foi criado, é preciso instalá-lo para que o Orkut tenha um visual diferente. Na tela exibida após você ter clicado em “Create Theme”, são exibidos dois links importantes. O primeiro deles instala o tema criado, enquanto o segundo permite que você primeiro visualize como a imagem ficará para que possa optar entre instalar ou criar outro tema que se ajuste melhor.

Escolha sua opção.

Clicando no primeiro link, o Greasemonkey entrará em ação e irá perguntar se você realmente deseja instalar o script gerado. Para confirmar, acesse a opção “Instalar” e aguarde alguns segundos. Note que na barra de status de seu navegador uma mensagem será mostrada informando sobre o sucesso da instalação. Caso algum erro ocorra, uma janela de erro mostrará em detalhes o problema para que você possa resolver.

Enjoei e quero desinstalar. E agora?

Assim como muitos usuários enjoaram das cores padrão do Orkut, é bem provável que em algum momento você canse de olhar para o seu tema. Felizmente é possível desinstalar qualquer aplicativo que tenha sido instalado utilizando o Greasemonkey.

Desinstale o tema.Para realizar esta tarefa, abra a janela do navegador e acesse a opção “Greasemonkey” presente no menu “Ferramentas”. Em seguida, clique em “Gerenciar Scripts de Usuário...” e, na tela exibida, escolha, na seção “Páginas Incluídas”, o item que deseja excluir. Agora, pressione o botão “Desinstalar” e pronto, o aplicativo foi removido.

O que realmente acontece

Ao criar e instalar o tema, na verdade você está criando uma regra para o navegador. Ou seja, sempre que você acessar o site do Orkut, a aparência da página é alterada. Assim, as mudanças feitas pelo tema são visíveis apenas por você, os seus amigos e demais pessoas que acessarem seu perfil continuarão vendo o tema básico do site.

Mas não pense que você foi enganado, mesmo que o Orkut Theme Generator não altere efetivamente o tema do seu Orkut, isso não significa que você precise ficar olhando para o fundo azul toda vez que acessar o portal de relacionamentos.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!