Armas medievais e tecnologia unidas em torneio com catapulta

1 min de leitura
Imagem de: Armas medievais e tecnologia unidas em torneio com catapulta

Fonte da imagem: Grace Beahm

Reuters - Em uma combinação de armas do século 12 e tecnologia do século 21, funcionários de uma central de dados do Google dispararam uma arma de madeira, com altura de cerca de dois metros, usando um celular Android e um receptor Bluetooth, no final de semana.

O disparo aconteceu durante o primeiro "concurso de catapultas e assalto a cidadelas", no colégio militar de Charleston.

O trebuchet, uma máquina que opera com o princípio da catapulta, era usado para destruir fortificações, arremessando pedras, material em chamas e carcaças de animais mortos por sobre as muralhas de castelos.

"Eles também lançavam cadáveres", disse Dennis Fallon, diretor de engenharia do The Citadel, um colégio militar que educa cerca de 2,1 mil cadetes, homens e mulheres, enquanto acompanhava os preparativos para a competição.

"Aquilo que os seres humanos realizaram ao longo da história militar nem sempre é motivo de orgulho", disse.

Mais poderoso que as balestas e catapultas dos impérios da antiguidade, o trebuchet usava um longo braço flexível, disparado pela força da gravidade exercida por um contrapeso no extremo oposto, a fim de disparar seu projétil pelo ar.

A competição do sábado fazia parte de um esforço patrocinado pelo Google durante a semana nacional de engenharia, com o objetivo de apoiar os programas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) nas escolas da região, disseram funcionários locais.

Em novembro de 2009, o presidente norte-americano Barack Obama anunciou um projeto de apoio à STEM para manter os Estados Unidos competitivos em termos de inovação e tecnologia.

"Se não construirmos coisas nos Estados Unidos, jamais teremos nosso dinheiro de volta", disse Fallon. "Não podemos continuar a ser apenas consumidores. Precisamos ser produtores de tecnologia."

As equipes lançaram laranjas e bolas coloridas contra um alvo posicionado a 50 metros de distância; uma máquina maior, construída pelo Google para demonstração, arremessou abóboras, melões e sacos de farinha.

"É como jogar Angry Birds na vida real", disse Eric Wages, gerente de operações do centro de processamento de dados, em referência ao jogo para o iPhone e Android que envolve arremessar pássaros zangados para acertar porcos.

A equipe da divisão local da American Society of Civil Engineers conquistou o troféu em forma de capacete espartano, como a melhor das equipes universitárias e profissionais.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.