Clean e sem serifa: Google finalmente apresenta nova versão de seu logo

1 min de leitura
Imagem de: Clean e sem serifa: Google finalmente apresenta nova versão de seu logo

Mudanças de design de grandes marcas parecem mexer com o público e pegar todo mundo de surpresa. Basta ver a reação das pessoas à mudança de cor do ícone do Spotify ou a alteração feita pelo Facebook em algumas das letras de seu logotipo. Agora, consegue imaginar o impacto de quando a Google resolver mudar o visual de seu logo? Na verdade, nem precisa imaginar, já que foi isso que a empresa resolveu fazer nesta terça-feira (1º).

Em uma postagem oficial em seu blog, a companhia afirma que mudou muito nesses últimos 17 anos, avançando a passos largos com a sua ferramenta de buscas e desenvolvendo uma série de novos recursos e tecnologias para tornar a vida dos usuários ainda melhor e, claro, mais prática. Assim, não é de se estranhar que devido a tantas mudanças ao longo do tempo, e pouco depois de anunciar uma série de alterações estruturais – com a criação da holding Alphabet –, a companhia quisesse ganhar uma cara realmente nova.

Design minimalista de primeira!

A nova marca continua simples e minimalista – nada de efeitos ou mudanças bruscas no estilo –, apresentando apenas o nome da empresa escrito nas cores icônicas na Gigante da Internet. Porém, sai a boa e velha fonte serifada para dar lugar a um tipo mais reto e bastante charmoso. Embora o design tenha mudado algumas vezes desde a criação da empresa, essa foi uma das alterações mais radicais nas quase duas décadas de vida da Google.

Segundo Tamar Yehoshua, vice-presidente de gerenciamento de produtos, e Bobby Nath, diretor de experiência do usuário, essa alteração visual introduz uma nova identidade da família Google. A ideia é abandonar algo que inicialmente era apenas posicionado na cabeceira de uma página da internet – e acessada somente por computadores – para focar em uma marca que está presente em todo tipo de produtos, serviços e plataformas – de PCs e notebooks a smartphones e outros dispositivos.

Ainda assim, a dupla afirma que essa não é a primeira e nem a última vez que a Google vai dar um tapa no visual, garantindo que a cara e o conteúdo da empresa vão continuar evoluindo – sem nenhuma perspectiva de parar por aqui. E aí, aprovou o visual clean do novo logo?

EITA! Google larga sua fonte tradicional e apresenta novo logotipo! Comente sobre o novo visual da marca da empresa no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.