Google lança framework para levar o Material Design para qualquer site

1 min de leitura
Imagem de: Google lança framework para levar o Material Design para qualquer site
Imagem: Google Developers

Quando revelou o Material Design em 2014, a Google afirmou ter como objetivo oferecer orientações para a criação de conteúdos com designs bem feitos e interfaces de usuário eficientes em todos os tipos e formatos de dispositivos. Agora, a equipe de desenvolvimento da gigante das buscas anunciou a chegada do Material Design Lite (MDL), que permite levar o padrão para qualquer site que use vanilla CSS, HTML e JavaScript.

O novo framework inclui componentes como botões, campos de escrita, animações, tipografia customizada e outros elementos que seguem o estilo visual do Material Design. Além disso, a novidade também conta com uma grade mais responsiva e com os chamados breakpoints, que fazem com que o conteúdo exibido se adapte quando a tela ficar mais estreita por ter passado da horizontal para a vertical.

Segundo a Google, o MDL tem como alvo principal os sites que costumam lidar com grandes quantidades de texto, como blogs ou páginas de marketing. A novidade tem um funcionamento muito similar ao Bootstrap, framework criado pelos desenvolvedores do Twitter.

Leve e fácil

Os programadores da gigante das buscas afirmam que a novidade foi feita para funcionar com “poucas dependências, tornando-se fácil de instalar e usar”. Nesse sentido, vale ressaltar que o arquivo zipado que contém o MDL pesa apenas 27 KB  e que a Google disponibilizou uma série de exemplos de sites com o Material Design em sua página – confira clicando aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.