Já viu? Doodle bacana celebra aniversário do 'pai' do Godzilla e Ultraman

3 min de leitura
Imagem de: Já viu? Doodle bacana celebra aniversário do 'pai' do Godzilla e Ultraman

Hoje, dia 7 de julho de 2015, Eiji Tsuburaya comemoraria 114 anos se ainda estivesse vivo. Caso esse nome não seja tão familiar para você, saiba que duas de suas criações provavelmente fizeram parte da vida de muitas pessoas: o Ultraman e o Godzilla (co-criador).

Eiji Tsuburaya foi um diretor japonês especializado em efeitos especiais e responsável por produzir verdadeiras obras do cinema para o gênero Tokusatsu. O artista tinha um estilo inconfundível, o que o destacou diante dos contemporâneos e o fez conquistar até mesmo o desafiante público ocidental. Nascido no dia 7 de julho de 1901, Tsuburaya faleceu aos 69 anos, em janeiro de 1970.

Eiji Tsuburaya em uma das gravações de Godzilla.

Para comemorar a data de aniversário do diretor japonês, a Google resolveu homenageá-lo da melhor forma possível: criando um Doodle especial com a temática das criações de Tsuburaya. Como de costume, essa animação interativa está acessível através da página inicial do buscador e, para nossa sorte, está completamente em português. Quer saber o que há de bom no Doodle da vez?

Dissecamos o Doodle de aniversário de Eiji Tsuburaya

O Doodle do co-criador de Godzilla e "pai" de Ultraman apresenta a proposta de "criar" um filme ao melhor estilo de Eiji Tsuburaya. Como sabemos, naquela época a computação gráfica ainda não estava tão avançada, exigindo um verdadeiro malabarismo dos diretores para criar cenas envolvendo monstros gigantes e a destruição de cidades.

Doodle de aniversário de Eiji Tsuburaya: "Vamos fazer um filme!".

1. Construa o prédio!

Construa o prédio!

Nessa estágio, é preciso passar cola no topo do prédio para que ele receba a sua última parte. Basta apenas passar o mouse sobre toda a extensão e, assim, todo o cenários estará completo!

2. Vista o ator!

Vista o ator!

Aqui, é necessário terminar de vestir o ator que representará um dos monstros da cena. Seja rápido, pois a última parte do uniforme fica dançado sobre ele e você tem que ser preciso no clique do mouse.

3. Destrua os prédios!

Destrua os prédios!

Movimente os braços do monstro para que ele destrua todas as partes do cenário. E só movimentar as argolas laterais para causar o caos!

4. Ilumine a cena!

Ilumine a cena!

O cenário não vai estar completo sem uma boa iluminação. Mova os holofotes com o mouse para que eles estejam bem focados no próximo monstro.

5. Esmague os tanques!

Esmague os tanques!

Mais destruição! Use o clique do mouse para selecionar onde o pé do monstro vai pisar e causar mais estrago para a humanidade.

6. Conecte os fios!

Conecte os fios!

Trabalho de precisão para impedir que o monstro avance: conecte os fios para criar uma barreira e proteger a cidade.

7. Quebre as caixas!

Quebre as caixas!

Ainda mais destruição! Clique sobre os containers para causar o caos na doca e esmagar as caixas que sobraram.

8. Destrua as naves espaciais!

Destrua as naves espaciais!

Com o cursor do mouse, rasgue os fios que suspendem as naves e atrapalham o mostro que está tentando destruir a cidade.

9. Conecte a correia!

Conecte a correia!

Não deixe o Ultraman cair! Conecte os fios aos seus respectivos pontos para que o nosso herói consiga fazer um voo de qualidade.

10. Siga o herói!

Siga o herói!

Agora é batata: basta apenas seguir o herói com o cursor do mouse para ver o bem vencendo o mal.

A criação desse Doodle

Para os que ainda não entenderam o espírito desse Doodle, cada vez que você acertar o objetivo de cada estágio a animação correta será exibida. No final, você pode clicar na lupa e ser redirecionado para um página com resultados de busca sobre Eiji Tsuburaya.

Segundo os criadores desse Doodle, a influência do diretor japonês vai além do legado deixado para o genêro Tokosatsu. "Tsuburaya é mais conhecido por personagens famosos que ele trouxe à vida, como o Ultraman. Depois de muitos anos no monster business, ele montou seu próprio estúdio de efeitos especiais, o Tsuburaya Productions, que nós tivemos sorte de visitar para este projeto", contou Jennifer Hom, doodler da Google.

O complexo processo de criação de um Doodle.

Hom ainda lembra do processo de criação de um episódio desses Tokosatsu: praticamente tudo era feito a mão e dava muito trabalho. "Tendo crescido como um fã de seus filmes, sempre tive um amor profundo por Tokusatsu e estava ansiosa para encontrar uma maneira de abordar a arte de Tsuburaya. É fácil ver traços do estilo Tokusatsu em Pacific Rim de Guillermo Del Toro, Evangelion, e até mesmo nos Power Rangers", conclui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.