SimCity real: Google quer melhor qualidade de vida urbana com Sidewalk Labs

2 min de leitura
Imagem de: SimCity real: Google quer melhor qualidade de vida urbana com Sidewalk Labs

Para os paranoicos de plantão – ou gente que adora uma teoria da conspiração –, o mais novo projeto da Google pode se assemelhar a mais um passo na direção de termos um tipo de Skynet no mundo real. Porém, para os mais otimistas, a empreitada tem toda pinta de ser mais uma aposta na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Segundo Larry Page, CEO da empresa, essa é exatamente a proposta por trás do Sidewalk Labs, uma nova companhia de inovação urbana focada em usar a tecnologia para resolver diversos problemas das cidades.

A Gigante das Buscas parece não ter se contentado em criar um novo futuro com carros autônomos, óculos inteligentes e drones de entrega de suprimentos. Desta vez, a ideia é facilitar o complexo sistema de administração das metrópoles e tornar mais agradável a experiência de quem vive nos centros urbanos. O executivo falou sobre o assunto em uma postagem feita em seu perfil no Google+ na última quarta-feira (10), dizendo que o novo laboratório abordará itens como custo de vida, eficiência nos transportes e uso de energia.

O comando da operação vai ficar nas mãos de Dan Doctoroff, ex-CEO da Bloomberg e o antigo vice-prefeito de Desenvolvimento Econômico e Reconstrução de Nova York, o que acaba mostrando que o tema está sendo levado bastante a sério por parte da Google. Apesar de ainda estar em seus estágios iniciais, o Sidewalk Labs já conta com um site oficial que convida o visitante a repensar o desenvolvimento das cidades.

“Inovações na tecnologia podem ser usadas para projetar comunidades mais eficientes, ágeis e resistentes”, explica a página ao citar como a expectativa é de que, até 2050, a população urbana dobre, colocando um peso ainda maior em diversos setores, como saúde pública e preservação ambiental. A empreitada, então, envolve parcerias com outras empresas do setor de infraestrutura urbana assim como a criação de plataformas tecnológicas que possam ser usadas livremente pela população.

O futuro da nossa rotina

Fala sério! Seria muito bacana comandar a cidade assim, não é?

Do mesmo modo que a Calico – empreitada voltada para a saúde que visa combater o envelhecimento –, o Sidewalk Labs age como uma startup separada da estrutura principal da Google ou mesmo de seu Google[x]. Ainda assim, fica claro que iniciativas desse porte – mesmo que sejam mais tímidas do que os grandes projetos da empresa de Mountain View – dificilmente veriam a luz do dia se não tivessem o apoio de mentes como as de Larry Page e Sergey Brin.

Mais informações sobre a proposta devem surgir em breve, mas já dá para imaginar que teremos recursos como Internet das Coisas e compartilhamento constante de informações, provando que a conectividade – além de ser o termo do momento – pode ser a solução para análises mais profundas e precisas dos problemas e desafios ao nosso redor. Ou poderíamos simplesmente ter uma administração urbana como a de SimCity – sem os bugs ou códigos de trapaça, por favor. Ambas as opções são igualmente interessantes, não é?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.