Falha nas buscas da Google coloca homem no topo dos resultados do Egito

1 min de leitura
Imagem de: Falha nas buscas da Google coloca homem no topo dos resultados do Egito
Imagem: Medium

Quem trabalha com sites de internet provavelmente sabe bem o quão importante é ter um bom ranking no Google. Muitos, de fato, chegam a considerar isso uma ciência, estudando o algoritmo de busca constantemente (lembrando que a empresa está continuamente alterando seu funcionamento); tentando compreender o algoritmo de busca do serviço para saber como conseguir subir algumas posições.

Enquanto você tem todo esse trabalho, um técnico de ar-condicionado do Egito – ou mais exatamente, sua página no Google+ – ganhou o topo dos resultados das pesquisas do termo “Google” no país, ultrapassando até mesmo a própria Google no ranking, de uma hora para outra.

Pode parecer brincadeira, mas acredite: o homem, chamado Saber El-Toony, acabou até mesmo por se tornar uma celebridade no Egito, após o curioso acontecimento. Segundo o site Medium, que entrou em contato com Saber, seu sucesso teria se tornado tanto que, após receber incontáveis ligações e até mesmo convites para shows de TV, o pobre homem teria precisado deixar seu celular desligado.

Celebridade por acidente

“Mas o que ele fez para conseguir saltar nas buscas?”, você pergunta. A resposta é um grande mistério, já que Saber afirma estar tão surpreso com o caso quanto qualquer um. Estudando extensamente tanto a página do técnico quanto o algoritmo da própria rede social, no entanto, o site teria descoberto que tudo pode se tratar de um erro da parte do homem.

A teoria para explicar tudo o que ocorreu se baseia no link utilizado por Saber em seu perfil: ele era nada menos do que o endereço da página usado para acessar seu próprio perfil no Google+. Isso, por sua vez, teria resultado em uma falha nos algoritmos do serviço e impulsionado-o no ranking.

Seja essa hipótese verdadeira ou não, vale notar que um dos funcionários da Google já enviou um tweet em comentário ao assunto. De acordo com ele, o caso de Saber El-Toony seria simplesmente “um algoritmo experimental que deu errado”.

Com tanta atenção que a falha chamou, é bem provável que isso seja corrigido em breve, por sua vez; até lá, a solução da empresa foi apenas retirar o perfil do técnico de ar-condicionado do ar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.