Google está criando tecnologia que conta calorias de comidas das fotos!

1 min de leitura
Imagem de: Google está criando tecnologia que conta calorias de comidas das fotos!

Hamburgueiros de plantão, o drama de vocês chegou ao fim. Quando você sai com a namorada e vai àquela lanchonete bacanuda da cidade, tem a noite e o local perfeitos para um lanchão dos bons, a principal mania é fotografar a obra de arte comestível e publicar no seu Instagram, Facebook ou outras redes sociais.

A quantidade de calorias do sanduíche, naquele momento, é irrelevante. Mas e depois? Depois você vai suar a pele na academia. O quanto você vai precisar suar, no entanto, pode ser mais calculado graças a uma tecnologia que a Google está desenvolvendo: contar calorias das comidas de suas fotos.

A gigante apresentou seu novo serviço de armazenamento de imagens no Google I/O semana passada, com recursos que incluem backup ilimitado e busca de imagens por palavra-chave. O sistema de busca da empresa para as imagens já reconhece alimentos ao procurar fotos no seu acervo, mas ela quer dar um passo adiante: contar as calorias do registro.

Kevin Murphy, pesquisador da companhia, contou ao The Guardian que a possibilidade de escanear a comida com a câmera do seu smartphone já é algo de alta demanda e que a tecnologia seria benéfica a qualquer perfil de consumidor, ainda que, num primeiro momento, os cálculos não sejam absolutamente precisos. O especialista disse que pode haver uma margem de erro de 20% para mais ou para menos, de acordo com o algoritmo utilizado pela tecnologia da Google.

Im2Calories!

Por enquanto, o projeto tem o nome provisório de “Im2Calories” e existe puramente como uma iniciativa com fins de pesquisa. A ideia ainda terá experimentos e, recentemente, passou por uma prévia numa sabatina sobre inteligência artificial.

Curiosamente, o Im2Calories não parece ser a primeira iniciativa da Google em capturar dados de fotos de comida. No começo deste ano, um app social chamado Tablescape ganhou destaque, e o aplicativo estava em desenvolvimento pelas mãos da gigante de buscas. A ideia é postar fotos de comidas num lugar que não seja o Instagram nem o Facebook, e sim no serviço ainda não anunciado.

Como compartilhar essas fotos – ainda mais de hambúrgueres caprichados – é uma tendência nessa era de imagens, o Im2Calories é mais do que providencial para quem quiser descobrir quantas mil calorias tem o monstrengo ali. Aguardemos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.