Novidade da Google permite controlar e proteger sua conta em um lugar só

2 min de leitura
Imagem de: Novidade da Google permite controlar e proteger sua conta em um lugar só
Imagem: 4Cast

Com vírus capazes de passaram de um equipamento para o outro utilizando apenas caixas de som e microfones e outros incontáveis softwares maliciosos famosos e desconhecidos, todo mundo acaba se preocupando com a segurança e a privacidade em nossas contas online. No entanto, também não é muito difícil encontrar pessoas por aí que simplesmente não entendem o bastante de tecnologia para navegar pelos longos menus de configurações e permissões.

Pensando em facilitar a nossa vida e nos ajudar a nos proteger melhor, a Google acaba de lançar um novo recurso chamado Minha Conta, que reúne em um só lugar todas as opções de segurança e privacidade dos usuários dos seus principais serviços. Por meio da ferramenta, você pode visualizar e alterar detalhes da sua conta da gigante das buscas e aplicar novas medidas preventivas a todos os serviços da empresa, incluindo Gmail, YouTube, Busca, Maps e outros.

E caso você queira melhorar sua proteção, mas não faça ideia de exatamente o que precisa ser mudado para isso, pode comemorar. O Minha Conta possui links para páginas que permitem verificações passo a passo dos principais itens relacionados à segurança e à privacidade dos serviços da Google, guiando os usuários para fazer com que os produtos e ferramentas da empresa “trabalhem melhor para você”.

Entre as possibilidades de opções que podem ser alteradas ou implementadas estão o gerenciamento de dispositivos, métodos de recuperação de senha, verificação em suas etapas e muitas outras. Embora esses recursos não sejam novidades se forem considerados separadamente, o fato do Minha Conta torná-los mais acessíveis e permitir sua implementação em vários serviços da Google. O novo recurso já pode ser acessado clicando aqui.

Pra que serve esse botão?

Para complementar as funções do Minha Conta e tirar dúvidas comuns de seus usuários sobre segurança e privacidade, a gigante das buscas também pretende disponibilizar uma nova página com perguntas e respostas com linguagem simples e direta. Segundo Rodrigo Paiva, brasileiro que integra a equipe de segurança da Google em Mountain View, a ideia é informar coisas como o uso que a empresa faz dos seus dados e como isso pode ser mudado, entre outras coisas.

Esse novo “FAQ” ainda não possui um nome definitivo, mas deve ser lançado nesta segunda-feira (1º de junho) e poderá ser acessado por meio deste link – por enquanto, o endereço apenas redireciona os usuários para os termos de privacidade da Google. E aí, o que achou das novidades da gigante das buscas? Acha que faltou alguma coisa? Deixe sua opinião nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.