Project Jacquard: Google quer transformar roupas em 'trackpads'

1 min de leitura
Imagem de: Project Jacquard: Google quer transformar roupas em 'trackpads'
Imagem: Google

A Google está disseminando sua presença nos mais variados campos da tecnologia e também da indústria tradicional. A mais recente investida da empresa se chama “Project Jacquard”, que consiste basicamente em tornar tecidos materiais condutíveis capazes de interagir com smartphones e outros equipamentos eletrônicos. A novidade foi demonstrada na Google I/O 2015.

Até o momento, entretanto, os tecidos do projeto funcionam mais ou menos como trackpads, identificando o toque humano e interpretando ações das mais variadas. Isso é possível graças à forma como o tecido é construído, que aparentemente consiste em introduzir fios metálicos na produção têxtil.

Detalhes mais técnicos ainda não foram liberados, mas esses tecidos trabalhados com elementos metálicos precisam ser integrados a um pequeno componente eletrônico que interpreta os toques e envia os comandos para smartphones pareados. O método de comunicação é um tipo de WiFi de baixa potência e de mínimo consumo de energia. Seria o Weave?

Por enquanto, a ideia de como usar os tecidos Jacquard ainda é um tanto vaga. Espera-se aplicar isso em roupas, mas não foram definidas utilidades realmente úteis para a tecnologia ainda. A divisão ATAP da Google, responsável pela criação, pretende dar mais detalhes sobre o projeto em breve.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.