Carro da Google que anda sem motorista pode ir para as lojas em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Carro da Google que anda sem motorista pode ir para as lojas em 2020
Imagem: Tech 50+

Para o responsável pelo projeto de carros autodirigíveis da Google, Chris Urmson, é uma questão de pouco tempo para que haja uma considerável redução no número de acidentes de trânsito. Isso porque entrarão no mercado, segundo ele em 2020, os primeiros veículos que não vão necessitar de motorista para se movimentarem.

De acordo com ele, os novos carros sem motorista não poderão funcionar em situações que coloquem em risco as pessoas, como em alta velocidade, ou de qualquer outra maneira perigosa para os passageiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O simples fato de haver um ser humano no controle de um veículo já deixa brechas para que algum acidente aconteça. A remoção do motorista de um carro por completo, e apenas assim, poderá ser a solução para as altas taxas de acidentes automotivos.

Maior segurança para nossos filhos

Urmson deseja que os carros autodirigíveis da Google já estejam sendo comercializados quando seu filho de 11 anos atingir a idade necessária para se obter a carteira de motorista nos EUA, no caso, 16 anos. Até lá, a licença não será mais necessária, pois os carros vão “se dirigir sozinhos”.

O otimismo em relação à data de lançamento comercial se dá pelo fato de as provas no protótipo da Google já estarem em fase avançada. Além de diversos testes em ruas reais, o veículo percorre muitos e muitos quilômetros diários no simulador. Essas avaliações servem para encontrar falhas e para aprimorar o funcionamento do carro em situações de risco ou de perigo, como ao lidar com pistas fechadas, bicicletas ou pessoas cruzando a rua fora da faixa ou no farol vermelho.

O carro do futuro?

O protótipo da Google, que sequer possui um volante para que eventualmente um ser humano assuma seu controle, está servindo também como base para outros fabricantes de veículos. A empresa tem trabalhado em conjunto com marcas como Volkswagen, GM e Ford na área de carros autodirigíveis.

Coincidência ou não, 2020 é também o ano prometido pela Apple para o lançamento de seu “iCar”. Com todas essas informações, podemos acreditar que o caminho trilhado pelos veículos do futuro não será o céu, como mostram alguns filmes, mas sim as mesmas estradas que já conhecemos. Porém, viajaremos confortavelmente e em plena segurança no banco de trás de um carro com chofer invisível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.