Veja como a Google vai controlar os balões do Project Loon [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Veja como a Google vai controlar os balões do Project Loon [vídeo]

O canal da PatentYogi no YouTube publicou um vídeo no qual mostra como a tecnologia patenteada da Google vai controlar os balões do Project Loon, cujos planos são de oferecer acesso à internet em regiões que não possuem conexão online.

Nesse projeto, a companhia vai usar balões que servirão como ponto de acesso usando a tecnologia LTE. É como se fossem estações rádio base ("torres de sinal de celular"), mas que estão a uma altitude de 20 mil metros.

Controlar a altura significa pegar diversos estratos de corrente de ar e conseguir fazer os balões se deslocarem para os lugares desejados. A Gigante das Buscas patenteou três métodos. No primeiro, controla-se a quantidade de gás entre o balão e uma câmara de alta pressão. Quanto mais inflado, maior o poder de flutuação.

O segundo método consiste em produzir hidrogênio a partir de uma célula de combustível e reverter o processo quando se quiser diminuir a altitude. No terceiro, o balão é pintado metade de branco, metade de preto. Para ganhar altura, basta direcionar o lado escuro para sol. Como se sabe, o preto absorve mais o calor, e isso faz expandir o gás.

Com o Project Loon, a Google pretende levar a internet para 4,5 bilhões de pessoas que não têm acesso à conexão online e pretende ganhar US$ 10 bilhões por ano com isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.