Google relança brinquedo View-Master como óculos de realidade aumentada

1 min de leitura
Imagem de: Google relança brinquedo View-Master como óculos de realidade aumentada

Décadas atrás, a Mattel lançou um brinquedo que consistia em um óculos de plástico capaz de reproduzir pequenos conteúdos em 3D que surgiam em discos. Ele era chamado de View-Master, chegou ao Brasil pela Estrela e até hoje pode ser encontrado em sites de comércio online.

Mas o que isso tem a ver com novidades em tecnologia? É que a Google, em parceria com a Mattel, reviveu o View-Master e transformou o produto em um óculos de realidade virtual destinado ao público infantil. A ideia ainda é criar animações e experiências únicas para jovens, porém a partir de uma técnica que está mais na moda atualmente.

Basicamente, trata-se de uma variante do Project Cardboard, o óculos de realidade virtual de baixo custo apresentado pela Google que usa um smartphone acoplado para gerar os efeitos especiais. O produto ficou seis meses em desenvolvimento: ele ganhou um design renovado para parecer mais realista e ainda usa os mesmos rolos de filme, que agora são mídias de armazenamento. O conteúdo também pode ser comprado pela Google Play.

De outro mundo

O teaser mostra bem o funcionamento do aparato: você coloca o smartphone no View-Master com o aplicativo gratuito do brinquedo em funcionamento, posiciona o disco em uma superfície e espera a realidade virtual começar.

O antigo View-Master com os rolos de conteúdo

Além da imersão, é possível acessar conteúdos educativos e textos explicativos sobre o que você está vendo. Apps do Cardboard também funcionam aqui: a ideia é que essa seja a primeira experiência das crianças com 3D e realidade aumentada. A Mattel estuda relançar as animações antigas de forma renovada para conquistar também o coração dos adultos mais nostálgicos — e a Disney, agora com conteúdos Marvel e Star Wars, tem inúmeras alternativas de comercialização.

O View-Master será vendido provavelmente a partir de setembro de 2015 e custará US$ 30 (cerca de R$ 85) a unidade do óculos, com o pacote de quatro discos de conteúdo custando a metade desse preço. Por enquanto, não há informações sobre uma eventual chegada ao Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.