Confira o que o Google Auto e o Apple CarPlay têm a oferecer [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Confira o que o Google Auto e o Apple CarPlay têm a oferecer [vídeo]

Embora os sistemas integrados para automóveis da Google e da Apple ainda não sejam muito populares, as empresas não querem ficar para trás nesse mercado e já mostram protótipos totalmente funcionais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No vídeo acima, você confere um review rápido que mostra ambas as opções funcionando em um Hyundai Sonata 2015. Os sistemas, ainda em fase inicial de desenvolvimento, não se mostram muito requintados, mas oferecem um conjunto de funcionalidades interessante.

Tanto o Android Auto quanto o CarPlay dão acesso a um mapa que serve como navegador GPS. Ligar para qualquer contato da agenda, receber e enviar mensagens e escutar músicas também é possível através da interface touch ou por meio de comandos de voz.

O acionamento do sistema ocorre quando un gadget é conectado ao carro via cabo. No veículo avaliado pelo canal Mac Mixing, ambos os sistemas eram compatíveis, permitindo que a interface do painel central fosse alternada dependendo do aparelho plugado.

Intuitividade

O Android Auto, baseado no Material Design do Lollipop, oferece uma experiência intuitiva que lembra o padrão visto no Google Now. Por sua vez, o CarPlay tem um visual mais sóbrio com fundo preto e ícones idênticos aos encontrados no iOS 8.

Segundo a 9to5Google, os sistemas não estão instalados no carro, mas são projetados para a tela do painel central do veículo quando um gadget compatível é acoplado. Dessa maneira, a fabricante do carro tem que se preocupar apenas em oferecer uma tela touch para seus clientes, que podem usar o Google Auto ou o CarPlay segundo o gadget da sua preferência.

Pelo menos no Hyundai Sonata 2015 comercializado mundialmente, ainda não é possível tirar proveito dos sistemas da Apple e da Google, mas eles não devem demorar muito para começar a aparecer em alguns modelos no futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.