Google anuncia novo projeto na área de computação quântica

1 min de leitura
Imagem de: Google anuncia novo projeto na área de computação quântica
Imagem: The Astronomist

Através de um comunicado publicado em um de seus blogs oficiais, a Google anunciou uma parceria com pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara para iniciar novas pesquisas no segmento de computação quântica. Entre os grandes nomes confirmados para o projeto, destaca-se o professor John Martinis, vencedor de diversos prêmios e reconhecimento internacionalmente na área.

“Com um grupo integrado de hardware, a equipe de Inteligência Artificial Quântica agora poderá implementar e testar novos designs para a otimização quântica e processadores de inferência baseados em recentes insights teóricos, bem como nosso aprendizado a respeito da arquitetura quântica de recozimento D-Wave”, afirmou Hartmut Neven, diretor de engenharia do Google Research.

Além da Universidade da Califórnia, o projeto conta com o apoio de diversas outras entidades como a Universities Space Research Association e o Centro de Pesquisa NASA Ames. Vale observar que esta não é a primeira vez que a Google demonstra interesse em computação quântica e inteligência artificial: no início deste ano, a Gigante das Buscas chegou até mesmo a adquiriu a DeepMind Technologies, uma companhia britânica fundada em 2001 e dedicada a realizar pesquisas na área de I.A.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.