Lentes de contato inteligentes da Google estão mais perto do mercado

1 min de leitura
Imagem de: Lentes de contato inteligentes da Google estão mais perto do mercado

A Google e a empresa Novartis acabam de dar um novo passo em direção ao mundo das lentes de contato inteligentes — pois é, há grandes chances de vermos muito mais do que óculos inteligentes nos próximos anos. As duas companhias assinaram um novo acordo que irá definir os termos da colaboração entre elas nos projetos. E aparentemente a parceria pode resultar em frutos concretos em pouco tempo.

Tanto a Google quanto a Novartis prometem que as lentes de contato inteligentes serão capazes de identificar uma série de fatores relacionados à saúde dos consumidores. Com o auxílio de sensores não invasivos, as lentes poderão analisar o fluido dos olhos para fazer medições completas sobre os níveis de açúcar das pessoas, sendo muito interessante para ajudar pessoas com diabetes, por exemplo.

Todas as informações coletadas na lente de contato podem ser enviadas automaticamente para um smartphone — graças à tecnologia de transmissão de dados sem fio. Sergey Brin (um dos fundadores da Google) afirma estar bem ansioso para “trabalhar com a tecnologia mais recente da Novartis para a miniaturização de eletrônicos que podem melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”.

Além de medições de açúcar, a Novartis também imagina que essa tecnologia pode fazer muito mais no futuro. Entre as principais expectativas para as lentes de contato inteligentes estão o auxílio na restauração do foco natural dos olhos. Por enquanto, as lentes de medição de açúcar devem ser as únicas no mercado, sendo que a estreia delas nas prateleiras deve acontecer assim que os órgãos reguladores permitirem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.